Scripta

SCRIPTA - uma publicação quadrimestral do Programa de Pós-Graduação em Letras, da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e Centro de Estudos Luso-afro-brasileiros da PUC Minas, classificada como B1 no QUALIS de sua área "Linguística e Literatura" (Plataforma Sucupira - CAPES-Brasil).

Missão: publicar dossiês contendo artigos científicos e ensaios inéditos e de reconhecida qualidade acadêmica, além de entrevistas de interesse e resenhas de obras recentemente publicadas, produzidos por pesquisadores nacionais e estrangeiros, das áreas de Literaturas de Língua Portuguesa e Linguística.

SCRIPTA - is a quarterly publication of the Postgraduate Program in Letters, from the Pontifical Catholic University of Minas Gerais and the Luso-Afro-Brazilian Studies Center of PUC Minas, classified as B1 in QUALIS in its area "Linguistics and Literature" (Plataforma Sucupira - CAPES-Brasil).

Mission: publish dossiers containing scientific articles and unpublished essays of recognized academic quality, as well as interesting interviews and reviews of recently published works produced by national and foreign researchers in the areas of Portuguese Language and Linguistics Literatures. 


 

 

  

                                                                                                                                   

A Revista Scripta utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes,permitindo às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...

 

  

                                                                                                                                 

A preservação digital precisa ser uma responsabilidade compartilhada, principalmente pelo grande volume de informação digital que está sendo produzido e pela natureza da tecnologia digital. A responsabilidade de que a informação científica, tecnológica e cultural seja preservada para benefício das futuras gerações está nas mãos dos criadores desses materiais. Continua sendo um consenso que o planejamento do gerenciamento da informação digital é precário, que existem vários repositórios e coleções digitais redundantes, com uma identificação insuficiente dos registros essencial para a sua permanência em casos de desastre e que é escassa a integração dos serviços de informação que armazenam documentos digitais em vários tipos de formatos. Saiba mais...

Notícias

 

Chamada de trabalhos: Revista Scripta - Tema: Antonio Candido - professor, crítico e político. Vol. 23 – Nº 49. PUC Minas – Brasil

 

Temática: Antonio Candido - professor, crítico e político

Pretende-se, com este número da Revista SCRIPTA, publicar textos que, para além de homenagear o professor e crítico literário Antonio Candido, divulguem sua trajetória de sujeito exemplar tanto em relação ao trabalho que realizou quanto em relação às ideias que defendeu e sobre as quais nos faz refletir.  Para tanto, a publicação  está planejada para  ser dividida em três eixos de abordagem  - o Professor/ o Crítico/ o Político. Como essa  tripartição  pretendida implica, certamente, uma interpenetração entre as três atividades de dedicação de Antonio Candido, os textos enviados devem conter a opção do(a) autor(a) proponente  em relação à abordagem que objetivou.    

 
Publicado: 2018-10-31 Mais...
 

Chamada de trabalhos: Revista Scripta. Tema: Performances da escrita - Vol. 23 – Nº 47

 

Performances da escrita é o tema organizador deste número da revista Scripta.  A escolha desta temática guarda, em sua base, um desejo de refletir, multidisciplinarmente, sobre a pluralidade das práticas da escrita. Almeja-se, assim, ampliar os debates sobre as várias práticas de realização da escrita e as variadas formas que assumem nas sociedades de diferentes tempos e espaços. A contemporaneidade se marca por uma multiplicidade de textualidades e suportes, e em função disso, por uma heterogeneidade de semioses e sentidos. A esse apelo do contemporâneo, a escrita responde não como mera modalidade da língua, mas como objeto plástico, modo de enunciação movente, tecnologia multimodal, performance, abarcando experimentações estéticas multiformes. Voltando-se para esse horizonte, este número da revista Scripta espera receber contribuições de pesquisadores da linguística, da teoria literária, da psicanálise, da história, da teoria da comunicação, dentre outras áreas, que se debrucem sobre práticas de escrita a partir de recortes que contemplem, por exemplo, a relação entre escrita, desescrita e reescrita; as textualidades da escrita; a escrita nos diferentes domínios discursivos (científico, religioso, literário, jornalístico, etc.); a escrita e os múltiplos sistemas de relações de poder; a escrita criativa; as escritas marginais; as escritas do corpo; as relações entre voz, oralidade e escrita; escrita e imagem; escrita e mundo digital. Enfim, este número da Scripta é um convite à reflexão sobre a pluralidade dos modos e das formas da escrita e como ela pode e deve ser pensada hoje.

 
Publicado: 2018-08-28 Mais...
 

Chamada de trabalhos - Linguística: Chamada para Revista Scripta. Tema: Formar pela escrita e para a escrita – olhares sobre a formação docente - Vol. 23 – Nº 48

 

Formar pela escrita e para a escrita – olhares sobre a formação docente

A questão da escrita na formação universitária tem sido bem explorada há alguns anos: que gêneros são praticados? Quais são as dificuldades dos estudantes? Com que propósito se escreve e o que isso contribui para a formação? Quais dispositivos didáticos propor para promover o desenvolvimento das habilidades de escrita dos graduandos, para trabalhar sua relação com a escrita e para melhorar a apropriação dos conhecimentos por meio da escrita, visando à construção profissional, de modo a torná-los conscientes da função essencial da escrita nas disciplinas acadêmicas e no mundo profissional?

Neste número da Revista Scripta, focalizaremos a formação de professores. Para este público, as mesmas questões se colocam quanto às formas e funções da escrita na formação universitária em geral, e, particularmente, em relação à dimensão profissionalizante da formação universitária. No entanto, outro desafio surge: os futuros professores deverão ensinar os seus alunos a escrever.

Focalizaremos prioritariamente os professores de língua e literatura, mas também os professores não especialistas no ensino de línguas, além dos professores de todas as disciplinas que são levados a praticar a escrita em suas aulas (história, geografia, artes, ciências, etc.). Sabemos que a escrita desempenha um papel fundamental em todas as disciplinas e na apropriação pelos alunos dos conhecimentos e do saber fazer, em todos os níveis de escolaridade. Sabemos também que a escrita oferece dificuldades para os professores, que nem sempre sabem o que fazer dos escritos de seus alunos nem como levar seus alunos a escrever.

 
Publicado: 2018-08-03 Mais...
 
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v. 22, n. 45 (2018): SCRIPTA 45


Mídia e Discurso - v.22, n.45
Mídia e Discurso