Museu de Arte Contemporânea do Século XXI
uma análise topológica da arquitetura
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2316-1752.2024v31n45p91-110Palavras-chave:
Museu de Arte Contemporânea do Século XXI, SANAA, Topologia, MuseusResumo
O Museu de Arte Contemporânea do Século XXI (2004) figura entre os projetos mais importantes do escritório SANAA. O objetivo da investigação foi analisar a composição formal e espacial exploradas na criação do Museu e reconhecer em que medida sua arquitetura se insere na linha evolutiva dos grandes museus internacionais. A investigação foi realizada por meio da análise topológica proposta por Juan Antonio Cortés (2012). As considerações buscaram reflexionar acerca da dualidade entre continuidades e rupturas, ao buscar reconhecer manutenções e transformações na composição formal e referências utilizadas no projeto do Museu.
Downloads
Referências
CORTÉS, Juan Antonio. Topología arquitectónica. Una indagación sobre la naturaleza del espacio contemporâneo. El Croquis, Madri, n° 139, p.32-57, 2012.
______. Una Conversación con Kazuyo Sejima y Ryue Nishizawa. El Croquis, Madri, n° 139, p.7-20, 2012.
GRIMA, Joseph; OTA, Kayoko. 21th Century Museum of Contemporary Art. Domus, Rozzano, Italia, n° 876, p.19-42, 2004.
INOUE, Mitsuo. Space in Japanese Architecture. Nova York: Weatherhill, 1985.
ITOH, Teiji. Tradition in Japan’s formative culture. In: BAILEY, Jackson H. (ed) Listening to Japan: a Japanese anthology. New York / Washington / London: Praeger Publishers, 1973.
______; KUZUNISHI, S. Space and Ilusion in the Japanese Garden. New York/ Tokyo/ Kyoto: Weatherhill / Tankosha, 1973.
LOBÃO, Matilde Cortez de. Sanaa Design Process: Essay from an Internship. 2016. Tese (Doutorado) –Universidade de Lisboa, Lisboa.
MALUENDA, Inmaculada; ENCABO, Enrique. Una conversación con Kazuyo Sejima y Ryue Nishizawa. SANAA 2011-2015: Kazyo Sejima e Ryue Nishizawa: sistemas de Continuidad. El Croquis, Madrid, p.7-38, 2015.
MORENO, Cristina Diaz; GRINDA, Efrén Garcia. Fragmentos de una conversación: Campos de juegos líquidos, verano de 2004. SANAA 1998-2004. El Croquis, Madrid, p.9-25, 2004.
NEIVA, Simone; PERRONE, Rafael. A forma e o programa dos grandes museus Internacionais. Revista Pós, São Paulo, v.20, n. 34, p.82-109, 2013.
POLLOCK, Naomi. Kazuyo Sejima and Ruye Nishizawa design the 21th Century Museum in Kanazawa as a icon of see-throught Modernism. Architectural Record, New York, vol.193/02, p.88-97, 2005.
SAAD, Silverio Syllas. Os lugares e as arquiteturas para a arte contemporânea: os novos museus do século XX. 2016. Tese (Doutorado) – Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo.
SILVA, Paula Zasnicoff Duarte Cardoso da. A Dimensão Pública da Arquitetura de Museus: uma análise de projetos contemporâneos. 2007. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte.
ZAERA-POLO, Alejandro. Kazuyo Sejima. Una conversación con Kazuyo Sejima y Ryue Nishizawa. El Croquis, Madrid, n° 77, p.6-24, 2000.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
As provas finais não serão enviadas aos autores. Após a publicação pode ser enviada a versão final, caso haja interesse.
Os trabalhos publicados neste Portal passam a ser de responsabilidade da revista Cadernos de Arquitetura e Urbanismo.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
