Olhar para a criança na cidade

Estudos e desenho urbano

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2316-1752.2024v31n45p71-90

Palavras-chave:

Cidade, Territórios Educativos, Direito das crianças, Brincar livre, Palmitinho

Resumo

A desconsideração das infâncias reflete não apenas nas relações hierárquicas, mas também na ocupação dos espaços urbanos. Este artigo apresenta uma pesquisa realizada em Palmitinho/RS, que observou como as crianças ocupam a cidade, marcada pelo tráfego da BR 472. Utilizou-se a observação não-participante como estratégia metodológica. Apresenta-se as proposições urbanísticas emergentes deste estudo, tendo o brincar como categoria principal para pensar o planejamento urbano, com base no tensionamento da lógica adultocêntrica e da hegemonia do trânsito de caminhões na cidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Letícia dos Santos Albarello, Universidade Federal da Bahia

Arquiteta e Urbanista pela Universidade da Fronteira Sul (2022), Mestranda no PPG-AU UFBA, na área de concentração de Urbanismo (2023-atual). Faz parte do grupo de pesquisa Cidades Políticas (CIPOs) e desenvolve pesquisa acerca da relação entre a cidade, as infâncias e o brincar. Durante a graduação, atuou como monitora nas disciplinas: Ambiência térmica e lumínica, Projeto Arquitetônico e o ambiente e em Projeto arquitetônico e a cidade. Desenvolveu o trabalho final de graduação com propostas de caminhos educativos do brincar, pensando espaços na cidade para crianças, com conclusão no primeiro trimestre de 2022. Tem experiência em escritórios de Arquitetura e Urbanismo e na Secretaria de Obras Públicas do Rio Grande do Sul.

Nébora Lazzarotto Modler, Universidade Federal da Fronteira Sul

Arquiteta pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), mestre em Engenharia Civil pela UFSM, doutora em Arquitetura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (PROARQ-FAU-UFRJ). Professora do Campus Erechim/RS da Universidade Federal da Fronteira Sul.

Downloads

Publicado

2025-03-27

Como Citar

Albarello, L. dos S., & Modler, N. L. (2025). Olhar para a criança na cidade: Estudos e desenho urbano . Cadernos De Arquitetura E Urbanismo, 31(45), 71–90. https://doi.org/10.5752/P.2316-1752.2024v31n45p71-90