FLUXO, MIGRAÇÃO E FIXAÇÃO NA CAPITANIA DE SÃO VICENTE: O VETOR DE EXPANSÃO URBANA NO VALE DO PARAÍBA

Autores

  • Jane Victal PUC Campinas
  • Rodrigo Vitorino Assumpção PUC Campinas

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2316-1752.2015v22n31p142

Palavras-chave:

Vale do Paraíba. Expansão territorial. Caminhos. Colonização. Povoamento.

Resumo

Este trabalho apresenta um dos vetores de expansão territorial, no Período Colonial, a partir do litoral em direção ao sertão da Capitania de São Vicente, com ênfase para a ocupação do Vale do Paraíba paulista, em três momentos: a ocupação jesuítica do planalto, a expansão territorial em direção ao Vale do Paraíba e a transposição da Serra da Mantiqueira em direção às minas de ouro. Apresenta ainda como esse caminho se consolidou por meio da cultura cafeeira na região do Vale.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jane Victal, PUC Campinas

Doutora e Mestre pela FAU-USP, professora e pesquisadora do POSURB PUC-Campinas, Pós-doutorado no King’s College London. Participa do Grupo de Pesquisa História da Cidade: Ocupação Territorial e Ideários Urbanos, linha de pesquisa História do Pensamento Urbanístico.

Rodrigo Vitorino Assumpção, PUC Campinas

Doutorando pelo POSURB da PUC-Campinas, bolsista Capes, Mestre pelo POSURB PUC-Campinas e Graduado em Arquitetura e Urbanismo, professor pela FIAM FAAM e Unicid SP. Participa do Grupo de Pesquisa História da Cidades: Ocupação Territorial e Ideários Urbanos, linha de pesquisa História do Pensamento Urbanístico.

Downloads

Publicado

2016-12-20