FLUXO, MIGRAÇÃO E FIXAÇÃO NA CAPITANIA DE SÃO VICENTE: O VETOR DE EXPANSÃO URBANA NO VALE DO PARAÍBA

Autori

  • Jane Victal PUC Campinas
  • Rodrigo Vitorino Assumpção PUC Campinas

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2316-1752.2015v22n31p142

Parole chiave:

Vale do Paraíba. Expansão territorial. Caminhos. Colonização. Povoamento.

Abstract

Este trabalho apresenta um dos vetores de expansão territorial, no Período Colonial, a partir do litoral em direção ao sertão da Capitania de São Vicente, com ênfase para a ocupação do Vale do Paraíba paulista, em três momentos: a ocupação jesuítica do planalto, a expansão territorial em direção ao Vale do Paraíba e a transposição da Serra da Mantiqueira em direção às minas de ouro. Apresenta ainda como esse caminho se consolidou por meio da cultura cafeeira na região do Vale.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografie autore

Jane Victal, PUC Campinas

Doutora e Mestre pela FAU-USP, professora e pesquisadora do POSURB PUC-Campinas, Pós-doutorado no King’s College London. Participa do Grupo de Pesquisa História da Cidade: Ocupação Territorial e Ideários Urbanos, linha de pesquisa História do Pensamento Urbanístico.

Rodrigo Vitorino Assumpção, PUC Campinas

Doutorando pelo POSURB da PUC-Campinas, bolsista Capes, Mestre pelo POSURB PUC-Campinas e Graduado em Arquitetura e Urbanismo, professor pela FIAM FAAM e Unicid SP. Participa do Grupo de Pesquisa História da Cidades: Ocupação Territorial e Ideários Urbanos, linha de pesquisa História do Pensamento Urbanístico.

Pubblicato

2016-12-20

Come citare

Victal, J., & Assumpção, R. V. (2016). FLUXO, MIGRAÇÃO E FIXAÇÃO NA CAPITANIA DE SÃO VICENTE: O VETOR DE EXPANSÃO URBANA NO VALE DO PARAÍBA. Cadernos De Arquitetura E Urbanismo, 22(31), 142. https://doi.org/10.5752/P.2316-1752.2015v22n31p142