NATUREZA-ORNAMENTO: A ARQUITETURA MORFOGENÉTICA DO ART NOUVEAU CONTEMPORÂNEO

Autori

  • Diogo Ribeiro Carvalho Puc Minas

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2316-1752.2017v24n34p10-57

Parole chiave:

Natureza. Ornamento. Art Nouveau. Morfogênese. Emergência.

Abstract

O presente ensaio objetiva entender a extensão das noções sobre a natureza nos fundamentos arquitetônicos do movimento Art Nouveau no final do século XIX e início do XX. A partir da conexão de conceitos correntes à época – como empatia, abstração, evolucionismo, naturalismo, morfogênese e emergência – pretende-se demonstrar como o complexo natureza-ornamento é traduzido do Art Nouveau para a contemporaneidade, enquanto alternativa crítica ao racionalismo.

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Biografia autore

Diogo Ribeiro Carvalho, Puc Minas

Arquiteto e Urbanista pela UFMG, mestre em Arquitetura e Urbanismo pela UFMG, doutorando do Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo (NPGAU) da UFMG. Professor do Departamento de Arquitetura da PUC Minas.

Pubblicato

2017-11-29

Come citare

Carvalho, D. R. (2017). NATUREZA-ORNAMENTO: A ARQUITETURA MORFOGENÉTICA DO ART NOUVEAU CONTEMPORÂNEO. Cadernos De Arquitetura E Urbanismo, 24(34), 10–57. https://doi.org/10.5752/P.2316-1752.2017v24n34p10-57