Desequilíbrio ambiental, cultura local e cultura tecnológica: a parceria entre a Associação dos moradores do Jardins de Petrópolis e o Escritório de Integração do DAU da PUC Minas
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2316-1752.2012v19n24/25p190Keywords:
Degradação ambiental, requalificação urbana, extensão universitáriaAbstract
O objetivo desse texto é apresentar uma experiência de requalificação ambiental urbana em curso no município de Nova Lima. O objeto de estudo é uma área lindeira ao condomínio Jardins de Petrópolis, que é afetada por graves processos de degradação físico-ambiental. A partir de uma parceria entre a Associação de moradores locais e o Escritório de Integração da PUC Minas, a proposta enfoca o resgate da cultura tecnológica local, para que dispositivos específicos sejam aplicados dentro de uma abordagem sistêmica, usando mão de obra local em toda a área de intervenção.Downloads
References
MILARÉ, Edis. Direito do ambiente: doutrina, prática, jurisprudência, glossário. 2. ed. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2001.
MOURA, Heloísa Soares de. Habitação e produção do espaço em Belo Horizonte. In: MONTE-MÓR, Roberto de Mello. (Org.) Belo Horizonte: espaços e tempos em construção. Belo Horizonte: Cedeplar, 1994.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
As provas finais não serão enviadas aos autores. Após a publicação pode ser enviada a versão final, caso haja interesse.
Os trabalhos publicados neste Portal passam a ser de responsabilidade da revista Cadernos de Arquitetura e Urbanismo.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.