Pequena história crítica dos viadutos na cidade brasileira

Authors

  • Alícia Duarte Penna PUC Minas
  • Marina Beatriz Tello Oliveira PUC Minas

Keywords:

Viadutos, Apropriação de espaços, Requalificação urbana, Políticas habitacionais, Direito à moradia.

Abstract

Trata-se de discutir o que mudou e o que se repete na história
da produção e da apropriação dos viadutos nas cidades brasileiras.
Como objeto de estudo, tomam-se os viadutos sobre a Via
Expressa Leste-Oeste, em Belo Horizonte, Minas Gerais. Aberta
em 1978, mediante uma operação de desfavelamento que envolveu
a retirada de mais de 10 mil pessoas, essa via é recortada por
uma trama de viadutos e passarelas que voltam a ser ocupados
pela população de rua já no final da década de 1980. No início do
século XXI, essa população é retirada dali pela Prefeitura Municipal
de Belo Horizonte, os vãos sob os viadutos são aterrados,
e placas com os dizeres “Área Pública: não ocupe” e “Denuncie
ocupações irregulares” são instaladas em suas imediações. Uma
história que retrata o paradoxo acusado por Flávio Villaça na trajetória
do planejamento urbano do Brasil, que, desde a década de
1930, insere-se não mais na esfera política, mas na esfera da ideologia.
Da cidade feia, mas passível de embelezamento, passa-se
à cidade caótica eficiente; restou apenas uma cidade em que a
pobreza não deve ser, em absoluto, visível.

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Author Biographies

Alícia Duarte Penna, PUC Minas

Arquiteta, escritora e tradutora, mestre
e doutora em Geografia Urbana pelo IGC–
UFMG, professora do Curso de Arquitetura
e Urbanismo da PUC Minas.

Marina Beatriz Tello Oliveira, PUC Minas

Arquiteta e Urbanista, Pós Graduada
no curso de Construção Civil da UFMG.

Published

2014-02-03

How to Cite

Penna, A. D., & Oliveira, M. B. T. (2014). Pequena história crítica dos viadutos na cidade brasileira. Cadernos De Arquitetura E Urbanismo, 19(24+25), 272–273. Retrieved from https://periodicos.pucminas.br/Arquiteturaeurbanismo/article/view/6629