ADOLF LOOS E A CRISE DO ORNAMENTO

Autores/as

  • Aziz José de Oliveira Pedrosa UFMG

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2316-1752.2015v22n31p26

Palabras clave:

Ornamento. Modernismo. Adolf Loos.

Resumen

A partir de meados do século XIX, discussões diversas atuaram como somatório para articulação do
pensamento moderno diante de questões relativas à cultura, à arte e à Arquitetura. Na diversidade
das propostas encabeçadas por tal mentalidade, entra em crise o ornamento e começam a surgir
importantes reflexões acerca da ruptura com o passado, em nome das transformações culturais e do
estabelecimento do Modernismo. Nesse âmbito, destaca-se Adolf Loos, que teve na luta contra o
ornamento algumas das sementes que desenvolveram as ideias reformadoras em voga.

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Biografía del autor/a

Aziz José de Oliveira Pedrosa, UFMG

Doutorando no Programa de Pós-
-graduação em Arquitetura e Urbanismo
da Universidade Federal de Minas
Gerais (UFMG), mestre em Arquitetura
e Urbanismo pela UFMG, especialista
em História e Cultura da Arte pela
UFMG, designer de produto pela Universidade
do Estado de Minas Gerais.

Publicado

2016-12-20

Cómo citar

Pedrosa, A. J. de O. (2016). ADOLF LOOS E A CRISE DO ORNAMENTO. Cadernos De Arquitetura E Urbanismo, 22(31), 26. https://doi.org/10.5752/P.2316-1752.2015v22n31p26