O MÉDICO E OS MORTOS – QUATRO PERSONAGENS EM UM ESPAÇO DA CLAUSURA: UM ESTUDO SOBRE O CONTOLE MUR, DE JEAN-PAUL SARTRE
DOI :
https://doi.org/10.5752/P.2316-1752.2015v22n31p42Mots-clés :
Literatura francesa. Jean-Paul Sartre. Arquitetura.Résumé
No ano de 1939, Jean-Paul Sartre publicou uma coletânea de contos intituladaLe mur, e, no conto que lhe emprestou o título, o intelectual francês narrou a seguinte trama: durante a Guerra Civil Espanhola, três prisioneiros do futuro regime fascista foram, após um julgamento sumário, condenados à morte e aguardavam o cumprimento da sentença em um porão enquanto eram observados por um médico de nacionalidade belga. O narrador do conto chegou à conclusão de que, naquele porão, todos eles já estavam mortos por antecipação, porque estavam, com exceção do médico, condenados à morte. O objetivo deste artigo é analisar alguns dos temas usuais a Sartre nesse período, como a liberdade, os seus limites e o estatuto da morte. Além desses temas, estudar-se-á, igualmente, o papel desempenhado pelo espaço no desenrolar da narrativa.Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
As provas finais não serão enviadas aos autores. Após a publicação pode ser enviada a versão final, caso haja interesse.
Os trabalhos publicados neste Portal passam a ser de responsabilidade da revista Cadernos de Arquitetura e Urbanismo.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.