ESGOTAMENTO DO SISTEMA JURISDICIONAL E A POLÍTICA JUDICIÁRIA NACIONAL DE TRATAMENTO ADEQUADO DOS CONFLITOS:

boas intenções que não se sustentam nas avaliações

Autores

  • Victor Saldanha Priebe PPGD - UNISC e professor na pós-graduação lato sensu da UNISC
  • Fabiana Marion Spengler Docente no PPGD da UNISC

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2318-7999.2024v27n54p338-357

Palavras-chave:

Política judiciária, Esgotamento, Avaliação, Resolução nº 125/2010, CNJ

Resumo

A presente pesquisa pretende investigar o sistema de avaliação utilizado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em vista de avaliar de modo adequado a Política Judiciária nacional de tratamento adequado de conflitos. Em sendo assim, o objetivo principal que se pretende alcançar é o de analisar os reais impactos dos dados obtidos pelo atual sistema de avaliações utilizados para avaliar os mecanismos que compõem a Resolução nº 125/2010 do CNJ. Nisto, a problemática que será enfrentada durante o desenvolvimento do texto origina-se no fato de que, apesar de existir um conjunto de ações que se colocam a avaliar todo o arcabouço de ações que fazem parte do serviço público em questão, não se vislumbra que os resultados apresentados gerem algum tipo de alteração que vise a melhora das circunstâncias constatadas. Para examinar a proposta, optou-se por utilizar o método de pesquisa bibliográfico. Ao fim, concluiu-se que a falta de uma avaliação pela qual seja possível produzir alterações que levem em consideração os não atingimentos de metas/objetivos engessa o desenvolvimento de novos planejamentos que poderiam, por meio de uma leitura mais apurada das ações que dão resultado, e, principalmente, das que não dão resultado, conceber novos rumos capazes de gerar os efeitos pretendidos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Victor Saldanha Priebe, PPGD - UNISC e professor na pós-graduação lato sensu da UNISC

Doutorando e Mestre em Direito pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu da Universidade de Santa Cruz do Sul – UNISC. Especialista em Direito Processual Civil pela Escola Paulista de Direito – EPD. Integrante do Grupo de Pesquisas “Políticas Públicas no Tratamento dos Conflitos”, vinculado ao CNPq. Bolsista CAPES Modalidade II. Mediador e Assessor Jurídico da 24ª Coordenadoria Regional de Educação do Estado do Rio Grande do Sul. E-mail: victor.priebe@hotmail.com

Fabiana Marion Spengler, Docente no PPGD da UNISC

Fabiana Marion Spengler, Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq (Pq2). Pós-doutora em Direito pela Università degli Studi di Roma Tre, em Roma, na Itália, com bolsa CNPq (PDE). Doutora em Direito pelo programa de Pós-Graduação stricto sensu da Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS – RS, com bolsa Capes, mestre em Desenvolvimento Regional, com concentração na área Político Institucional da Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC – RS, docente dos cursos de Graduação e Pós Graduação lato e stricto sensu da UNISC, Líder do Grupo de Pesquisa “Políticas Públicas no Tratamento dos Conflitos” vinculado ao CNPq; participante da Rede CUEMYC (Conferência Universitária Internacional para o Estudo da Mediação e do Conflito), site: https://cuemyc.org/quienes-somos/; é integrante do grupo de pesquisa internacional "Dimensions of Human Rights" (http://www.ijp.upt.pt/page.php?p=298), mantido pelo Instituto Jurídico Portucalense (IJP).Coordenadora do projeto de pesquisa “Ontem, hoje e amanhã: cartografia das políticas públicas brasileiras auto e heterocompositivas de acesso à justiça” financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - Fapergs, Edital 07/2021 - PqG – Pesquisador Gaúcho, processo nº 21/2551-0002322-8 e pelo Conselho Nacional de  Desenvolvimento Científico e Tecnológico CNPq, Edital Processo: 407119/2021-3, Chamada CNPq/MCTI/FNDCT Nº 18/2021 - Faixa B - Grupos Consolidados, coordenadora e mediadora do projeto de extensão: “A crise da jurisdição e a cultura da paz: a mediação como meio democrático, autônomo e consensuado de tratar conflitos” financiado pela Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC; autora de diversos livros e artigos científicos. E-mail: fabiana@unisc.br.

Downloads

Publicado

2024-12-23