Teoria Geral do Dever Fundamental de Personalidade: resposta à problemática da insuficiência teórica do Discurso Jurídico e proposição correta de eticidade universal em face de projetos de vida diferentes válidos no contexto do Estado de Direito Democráti

Autores

  • Gualter de Souza Andrade Júnior Editor Responsável, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Resumo

O presente estudo tem o objetivo de demonstrar que a Teoria Geral do Dever Fundamental da Personalidade é a resposta correta para concretização do Direito Democrático e conseqüente consecução da promoção da dignidade humana. Isso ocorre quando se conjuga a referida Teoria com a Teoria do Discurso. Esta, por si apenas, não consegue satisfazer à construção teórica capaz de fazer com que tolerância e mera acomodação cedam lugar à efetivação em larga escala dos direitos da personalidade. Logo, a compreensão que os efeitos jurídicos obrigatórios que fluem do núcleo moral-jurídico das Constituições Democráticas é, à luz da historicidade da linguagem como pensamento, a moral do Estado de Direito Democrático em face de projetos éticos diversos válidos.

Palavras-chave: Filosofia da Linguagem, Estado de Direito Democrático, Teoria do Discurso, Teoria Geral do Dever Fundamental de Personalidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gualter de Souza Andrade Júnior, Editor Responsável, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Doutor e mestre em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Professor RTI  (Regime de Temo Integral) da PUC Minas Unidades Serro e Contagem. Professor de Direito Privado e Teoria Geral do Direito. Professor de Mediação e Prática Real no Serviço de Assistência Judiciária (SAJ) da PUC Minas. Coordenador de Pesquisa do Curso de Direito e do Campus da PUC Minas Serro. Editor da Revista Eletrônica do Curso de Direito da PUC Minas Serro.

Downloads

Publicado

2011-10-20