Análise comparativa do diagnóstico e terapia do processo de modernização formulados por Max Weber e Jürgen Habermas

Autores

  • Matheus Mendonça Leite PUC-Minas

Resumo

O presente texto pretende analisar criticamente os diagnósticos de Max Weber e Jürgen Habermas sobre o processo de modernização societária e cultural ocorrido nas sociedades ocidentais, elucidando as causas sociais das transformações ocorridas nas ordens sociais e saberes culturais modernos, os efeitos primários intencionados, os efeitos secundários não intencionados e os efeitos patológicos do referido processo de modernização, e, por fim, as alternativas sociais para a atenuação e/ou eliminação dos efeitos patológicos do processo de modernização.

Pretende-se, também, analisar comparativamente o entendimento de Max Weber e Jürgen Habermas sobre a função do direito moderno no desenvolvimento do processo de modernização e as alternativas disponibilizadas pelo direito moderno para a superação dos efeitos patológicos da modernidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Matheus Mendonça Leite, PUC-Minas

Doutorando em Teoria do Direito e Mestre em Direito Público pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Professor das disciplinas de Introdução ao Estado do Direito I e II e Direito Previdenciário da PUC-Minas e da disciplina de sociologia jurídica da Faculdade de Direito Milton Campos. Coordenador do Serviço de Assistência Judiciária da PUC-Minas, campus Serro. Advogado

Downloads

Publicado

2012-05-21