A QUESTÃO AMBIENTAL E O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL NO CONTEXTO DA SOCIEDADE MODERNA E DE RISCO
Resumo
Este artigo é uma reflexão da questão ambiental e o desenvolvimento sustentável a partir da análise da transição da sociedade moderna para a sociedade de risco. Reforça o entendimento de que o meio ambiente é uma questão social, pois os problemas a ele inerentes decorrem deste contexto de mudança no comportamento social. Traz a discussão o quanto ainda somos afetados pelo paradigma científico e os danos dele decorrentes. Passa a expor que foi a partir da percepção das contradições da modernidade e com o surgimento da sociedade de risco que veio a necessidade de se repensar todo o tratamento dado pelo homem ao meio ambiente e sua relação com ele, além de se verificar que os modelos de responsabilidade jurídica existente não atendem mais as necessidades para dar resposta ao dano ambiental e, principalmente, aos risco. O desenvolvimento sustentável ganha espaço em fundamentação constitucional, com base, também, nos postulados da ecologia, onde poderemos falar, inclusive, no direito ao desenvolvimento sustentável, o que inaugura uma nova forma de tratar questão pelo poder judiciário.Downloads
Referências
BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Presidência da República, 2014.
CASSINI, Sérvio Tulio. Ecologia: conceitos fundamentais. Vitória, ES., 2005. Disponível em: http://www.inf.ufes.br/~neyval/Gestao_ambiental/Tecnologias_Ambientais2005/Ecologia/CONC_BASICOS_ECOLOGIA_V1.pdf. Acessado em 04 de julho de 2014.
GIORGI, Raffaele de. Direito, democracia e risco: vínculos com o futuro. Porto Alegre: Sergio Antonio Fabris Editor, 1998.
GRAIM NETO, Antonio Reis. Ecologia e a criminalidade. 2010. Disponível em: http://www.graimneto.blogspot.com.br/2010/06/ecologia-e-criminalidade.html. Acessado em 04 de julho de 2014.
LEITE, José Rubens Morado; BELCHIOR, Germana Parente Neiva. Dano ambiental na sociedade de risco: uma visão introdutória. In: FERREIRA, Heline Sivini;
CAVALCANTE FERREIRA, Maria Leonor Paes (org.). Dano ambiental na sociedade de risco. São Paulo: Saraiva, 2012.
PEREIRA, João Victor Inácio. Sustentabilidade: diferentes perspectivas, um objeto comum. Disponível em http://www.scielo.oces.mctes.pt/pdf/egg/v14n1/v14n1a08.pdf. Visualizado em 06 de junho de 2014.
RAIOL, Ivanilson Paulo Corrêa. Ultrapassando fronteiras: a proteção jurídica dos refugiados ambientais. Porto Alegre: Núria Fabris Ed., 2010.