AS VERDADE DA INFORMAÇÃO E A MANIPULAÇÃO DO CONHECIMENTO DAS MASSAS

Auteurs-es

Mots-clés :

Informação, Conhecimento, Indústria Cultural, Alienação, Verdade.

Résumé

O objetivo do presente artigo é abordar como a informação, veiculada na sociedade capitalista contemporânea pela grande mídia, se torna a consolidação de um aparato pré-configurado para a manipulação da opinião pública e do conhecimento das massas pelos detentores do poder econômico. A proposta aqui apresentada pretende demonstrar como a informação sofre determinado processamento e aparelhamento para vir a ser difundida e, por conseguinte, ser absorvida com determinado valor de conhecimento pelos indivíduos condicionados como receptores passivos em tal estrutura estabelecida; ordenamento este configurado pela Indústria Cultural, esta que dissemina a padronização aos indivíduos através dos meios de comunicação; nas propagandas e na informação veiculada. A padronização parte do aspecto macro, toda estrutura envolvida para tal, ao aspecto micro, a impregnação dos imperativos e do valor das informações nas consciências dos indivíduos, estes a serem conformados como massa, ou seja, o particular, aglutinado, que apenas se reconhece pelo universal. O conhecimento permanece estipulado unilateralmente a tal disponibilidade, donde o valor verdade do mesmo – para o indivíduo na condição de alienado – tem sua certeza dada pelo próprio veículo de informação, ou seja, para o indivíduo a marca e o veículo em si são um selo de garantia. Atingidos estes objetivos, foi possível constatar a relevância desta proposta que permite analisar como os fenômenos econômicos e sociais permanecem imbricados como condicionantes de uma arregimentação da sociedade contemporânea como um todo.

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Publié-e

2016-08-22

Comment citer

de Rezende, L. A. (2016). AS VERDADE DA INFORMAÇÃO E A MANIPULAÇÃO DO CONHECIMENTO DAS MASSAS. Sapere Aude, 7(13), 541–552. Consulté à l’adresse https://periodicos.pucminas.br/SapereAude/article/view/11808

Numéro

Rubrique

COMUNICAÇÕES/COMUNICATIONS