A INTERIORIDADE COMO INSTRUMENTO EDUCACIONAL DE CONHECIMENTO DA VERDADE A PARTIR DO LIVRO "DE VERA RELIGIONE" NA FILOSOFIA DE SANTO AGOSTINHO
Palavras-chave:
Interioridade. Verdade. Transcendente.Resumo
O presente estudo realizado a partir do livro “De Vera Religione”, considerado um dos livros da filosofia mais madura de Santo Agostinho, buscará refletir sobre a interioridade como um meio ou uma ferramenta de acesso a uma realidade transcendente que em Agostinho é o lugar da Verdade. Para tal, Agostinho descreve não apenas o caminho interior, mas também como nesse processo de interiorização se revela o conhecimento da Verdade. Este livro traz em seu conteúdo um processo de amadurecimento da Fé e da Razão humana chamado de interioridade transcendente, ou como dirá Lima Vaz em um de seus célebres artigos “A Metafísica da Interioridade”. A interioridade, como instrumento para o processo ensino aprendizagem do conhecimento da Verdade é a fuga do erro, da mudança, que se encontra no temporal em busca da verdade imutável e atemporal. Na interioridade o ser entra em solidão profunda e foge dessa realidade transcendendo para a Verdade, lugar onde todos os seres solitários transcendem. Assim, o processo de interioridade transcendente deixa de ser particular e torna-se universal absoluto, torna-se, portanto, um processo educacional de conhecimento da Verdade.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
TERMO DE DECLARAÇÃO:
Submeto (emos) o trabalho apresentado, texto original, à avaliação da revista Sapere Aude, e concordo (amos) que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade exclusiva da Editora PUC Minas, sendo vedada qualquer reprodução total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação impresso ou eletrônico, sem que a necessária e prévia autorização seja solicitada por escrito e obtida junto à Editora. Declaro (amos) ainda que não existe conflito de interesse entre o tema abordado e o (s) autor (es), empresas, instituições ou indivíduos.