PODEMOS APRENDER COM A CONCEPÇÃO DE “SAÚDE DA ALMA” DE PLATÃO E A DE EPICURO?
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2177-6342.2021v12n23p41-53Palavras-chave:
Platão. Epicuro. Filosofia Antiga. Psicologia. Saúde. Educação.Resumo
A filosofia de Platão e a filosofia de Epicuro florescem em contextos históricos distintos. Por terem abordado a “saúde da alma (psykhé)” em textos que herdamos, buscaremos explicitar o significado filosófico de saúde da alma apresentado por esses dois Filósofos. Em diálogos como República, Timeu e As Leis, Platão faz uma correlação entre Psicologia, Ética e Política e demonstra que, por meio da educação de cidadãos e governantes, do direcionamento de cada um dos três princípios da psykhé humana (apetitivo, irascível, racional) ao estado de excelência na alma, a virtude pode ser conquistada, o que será designado como saúde tanto para o indivíduo, como para a vida ético-política. Em um de seus textos, Carta a Meneceu, Epicuro propôs uma terapêutica para a saúde da alma, um exercício de tomada de consciência das várias afecções psíquicas para a aquisição do autodomínio e da boa capacidade de agir. Em ambos os Filósofos, o exercício do discernimento sobre as causas (racionais e irracionais) de nossas escolhas é condição para a conquista de um estado de saúde, equilíbrio, resistência. Pensar com os gregos, nesse momento histórico de pandemia e crise, é identificar como reagimos diante de tal realidade e como podemos agir diante dela.
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