Para que filosofia? E alguns impasses no processo de ensino de filosofia.
Palavras-chave:
Palavras-chave, Educação, ensino de filosofia.Resumo
RESUMOO presente artigo discorre sobre a questão: “para que filosofia?” e sobre os impasses encontrados pelos professores de filosofia no ensino de disciplinas filosóficas para cursos de outras áreas. Reflete sobre a filosofia como sintoma e remédio, as dificuldades junto às instituições de ensino e seus diversos atores, bem como sobre impasses na relação professor-aluno em sala-de-aula. Sugere, no decorrer do texto, algumas alternativas metodológicas para o processo de ensino de disciplinas filosóficas. Palavras-chave: Educação; ensino de filosofia.
ABSTRACT
The paper is concerned with the question: "What is philosophy good for?", and with the difficulties related to the teaching of philosophyto other branches of knowledge. A critial thought is taken over the role of philosophy as symptom and medicine, the difficulties with the learning institutions and its several characters, and with the relation student-teacher in the process of learning. It is suggested, throughout the paper, some methodological alternatives to the learning process of philosophical subjects.
Keywords: Education; teaching of philosophy.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
TERMO DE DECLARAÇÃO:
Submeto (emos) o trabalho apresentado, texto original, à avaliação da revista Sapere Aude, e concordo (amos) que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade exclusiva da Editora PUC Minas, sendo vedada qualquer reprodução total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação impresso ou eletrônico, sem que a necessária e prévia autorização seja solicitada por escrito e obtida junto à Editora. Declaro (amos) ainda que não existe conflito de interesse entre o tema abordado e o (s) autor (es), empresas, instituições ou indivíduos.