CONTRA A OPINIÃO FALSA, O AUTOENGANO, A MÁ CIDADANIA:

A educação para a virtude (PLATÃO)

Autores

  • Maria Dulce Reis Pucminas

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2177-6342.2023v14n28p436-446

Palavras-chave:

Platão, Filosofia Antiga, Ética, Psicologia, Educação, Cidadania

Resumo

A desinformação, a opinião falsa, o agir mal foram objetos de reflexão filosófica por Filósofos Antigos, como por Platão em textos que articulam Psicologia, Educação, Ética e Política. Propomos abordar essa reflexão e articulação, bem como o caminho para sua superação presente na proposta de educação para a cidadania da República e das Leis. Entre opinião falsa e opinião verdadeira (a respeito do Ser, da vida em comum, de si mesmo) há um caminho de educação do todo corpo/alma a ser proporcionado (pelo poder político) ao indivíduo para a conquista do autodomínio, do equilíbrio entre os elementos irracionais e racionais do psiquismo para que consiga agir com discernimento na vida em comum. Segundo Platão, é preciso conhecer a natureza humana e talhá-la para o maior grau de excelência que seus elementos internos possam conquistar – estado de virtude – por meio de recursos educativos (como música, jogos em comum, matemática, dialética). O uso de tais recursos são debatidos pelo personagem Sócrates na República e pelo personagem O Ateniense nas Leis, como elementos fundamentais para a formação do caráter e a configuração de um regime político que preze o equilíbrio de forças, a justiça, a paz, e não escravidões, injustiças, violências. 

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Biografia do Autor

Maria Dulce Reis, Pucminas

Doutora e mestra em Filosofia pela UFMG. Professora de filosofia antiga na PUC Minas. E-mail: fildulce@gmail.com.

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Publicado

2023-12-26

Como Citar

Reis, M. D. (2023). CONTRA A OPINIÃO FALSA, O AUTOENGANO, A MÁ CIDADANIA:: A educação para a virtude (PLATÃO). Sapere Aude, 14(28), 436–446. https://doi.org/10.5752/P.2177-6342.2023v14n28p436-446

Edição

Seção

ARTIGOS/ARTICLES: DOSSIÊ/DOSSIER