A HISTÓRIA DA ÁFRICA COMO RECURSO ANALÍTICO PARA UM CURRÍCULO ORIENTADO PELO MULTICULTURALISMO

Autores

  • Márcio Eurélio Rios de Carvalho Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
  • Kleber José dos Santos

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2177-6342.2017v8n15p38

Palavras-chave:

História da África, Educação multicultural, Ensino de História, Política do reconhecimento, Identidade étnico-racial.

Resumo

RESUMO:

O artigo procura demonstrar que a aplicação da recente lei que obriga o ensino de história da África no ensino fundamental (Lei 10. 639/03) deve vir acompanhada das discussões filosóficas sobre a passagem da modernidade para a pós-modernidade, a partir da filosofia da diferença, e da mudança de perspectiva do universalismo para o particularismo, como modo de romper com o discurso etnocêntrico e eurocêntrico. Envereda nas principais discussões sobre o racialismo brasileiro, apontando para a complexidade que envolve a construção das identidades culturais negras, marcadamente contingenciais, e a valorização da diferença delas correlata, o que justifica as políticas de reconhecimento como forma de dar visibilidade aos grupos raciais historicamente minorizados na sociedade brasileira.

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Biografia do Autor

Márcio Eurélio Rios de Carvalho, Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)

Doutor em História pela Universidade Federal de Minas Gerais. Trabalha no departamento de História da Universidade do Estado de Minas Gerais.

Kleber José dos Santos

Doutor em Estudos Culturais pela Universidade de Aveiro (UA). Mestre em Artes Performativas pela Escola Superior de Teatro e Cinema de Lisboa (ESTC).

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Publicado

2017-07-22

Como Citar

Carvalho, M. E. R. de, & Santos, K. J. dos. (2017). A HISTÓRIA DA ÁFRICA COMO RECURSO ANALÍTICO PARA UM CURRÍCULO ORIENTADO PELO MULTICULTURALISMO. Sapere Aude, 8(15), 38–61. https://doi.org/10.5752/P.2177-6342.2017v8n15p38

Edição

Seção

ARTIGOS/ARTICLES: DOSSIÊ/DOSSIER