A HISTÓRIA DA ÁFRICA COMO RECURSO ANALÍTICO PARA UM CURRÍCULO ORIENTADO PELO MULTICULTURALISMO
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2177-6342.2017v8n15p38Keywords:
História da África, Educação multicultural, Ensino de História, Política do reconhecimento, Identidade étnico-racial.Abstract
RESUMO:
O artigo procura demonstrar que a aplicação da recente lei que obriga o ensino de história da África no ensino fundamental (Lei 10. 639/03) deve vir acompanhada das discussões filosóficas sobre a passagem da modernidade para a pós-modernidade, a partir da filosofia da diferença, e da mudança de perspectiva do universalismo para o particularismo, como modo de romper com o discurso etnocêntrico e eurocêntrico. Envereda nas principais discussões sobre o racialismo brasileiro, apontando para a complexidade que envolve a construção das identidades culturais negras, marcadamente contingenciais, e a valorização da diferença delas correlata, o que justifica as políticas de reconhecimento como forma de dar visibilidade aos grupos raciais historicamente minorizados na sociedade brasileira.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
DECLARATION TERM:
I submit the presented work, an original text, for evaluation by the Sapere Aude journal of Philosophy and agree that its copyright will become the exclusive property of PUC Minas Publisher, prohibiting any reproduction, total or partial, in any other part or electronic/printed divulgation means before the necessary previous authorization is solicited and obtained from the Publisher. I also declare that there is no interest conflict between the aborded theme and the author, entrerprise, institution or individuals. I am not sure about this sentence and why it should be there. Do you publish any research that is subsidized by companies or that involves quantitative or qualitative interviews with participants?