OBSERVAÇÕES SOBRE A SEMIÓTICA DE SANTO AGOSTINHO
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2177-6342.2018v9n18p425-442Keywords:
Agostinho. Linguagem. Signo. Semiótica e Filosofia da Linguagem. Retórica.Abstract
Neste trabalho, analisamos diferentes aspetos do conceito de signo em Santo Agostinho. Primeiramente, dissertamos sobre os sentidos que Agostinho outorgou ao termo “signo”. Depois, nos debruçamos sobre o diálogo Do Mestre, mostrando que esse contém uma teoria sobre a linguagem como sistema de signos da qual se conclui a impossibilidade de aprender ou ensinar por meio de palavras. A seguir, voltamos a Da doutrina cristã e mostramos como Agostinho, unificando diversas tradições que se ocuparam dos signos (lógico-semântica, retórica e hermenêutica) desenvolveu uma teoria geral sobre eles, dentro da qual, a linguagem verbal aparece como um sistema de signos ao lado de outros códigos semióticos como os dos gestos e das pinturas, mas que possui, no entanto, um poder de expressão maior. Por fim, exploramos, também em Da doutrina cristã, as relações entre a Semiótica contida nessa obra e a Hermenêutica dos textos sagrados, com destaque para as figuras de linguagem, tendo em vista que Santo Agostinho foi também professor de Retórica. Como resultado, observamos que Santo Agostinho foi o primeiro autor latino que se ocupou da palavra como signo, inaugurando a Semiótica no Ocidente, embora sem uma nomenclatura detalhada acerca dos conceitos que envolvem a linguagem como conhecemos hoje.
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