OBSERVAÇÕES SOBRE A SEMIÓTICA DE SANTO AGOSTINHO

Autori

  • Carina Kilian
  • Jorge Alberto Molina Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2177-6342.2018v9n18p425-442

Parole chiave:

Agostinho. Linguagem. Signo. Semiótica e Filosofia da Linguagem. Retórica.

Abstract

Neste trabalho, analisamos diferentes aspetos do conceito de signo em Santo Agostinho. Primeiramente, dissertamos sobre os sentidos que Agostinho outorgou ao termo “signo”. Depois, nos debruçamos sobre o diálogo Do Mestre, mostrando que esse contém uma teoria sobre a linguagem como sistema de signos da qual se conclui a impossibilidade de aprender ou ensinar por meio de palavras. A seguir, voltamos a Da doutrina cristã e mostramos como Agostinho, unificando diversas tradições que se ocuparam dos signos (lógico-semântica, retórica e hermenêutica) desenvolveu uma teoria geral sobre eles, dentro da qual, a linguagem verbal aparece como um sistema de signos ao lado de outros códigos semióticos como os dos gestos e das pinturas, mas que possui, no entanto, um poder de expressão maior. Por fim, exploramos, também em Da doutrina cristã, as relações entre a Semiótica contida nessa obra e a Hermenêutica dos textos sagrados, com destaque para as figuras de linguagem, tendo em vista que Santo Agostinho foi também professor de Retórica. Como resultado, observamos que Santo Agostinho foi o primeiro autor latino que se ocupou da palavra como signo, inaugurando a Semiótica no Ocidente, embora sem uma nomenclatura detalhada acerca dos conceitos que envolvem a linguagem como conhecemos hoje.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografie autore

Carina Kilian

Mestre em Letras pelo Programa de Pós-Graduação em Letras: Leitura e Cognição da Unisc. Atualmente é professora de Língua Portuguesa nos municípios de Paraíso do Sul e Santa Maria, RS. E-mail: carinakilian1@yahoo.com.br.

Jorge Alberto Molina, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

Doutor em Lógica e Filosofia da Ciência pela UNICAMP. Professor Adjunto da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul. E-mail: jorge-molina@uergs.edu.br.

Pubblicato

2018-12-23

Come citare

Kilian, C., & Molina, J. A. (2018). OBSERVAÇÕES SOBRE A SEMIÓTICA DE SANTO AGOSTINHO. Sapere Aude, 9(18), 425–442. https://doi.org/10.5752/P.2177-6342.2018v9n18p425-442

Fascicolo

Sezione

ARTIGOS/ARTICLES: TEMÁTICA LIVRE/FREE SUBJECT