AS CONTRIBUIÇÕES DA PSICANÁLISE À EDUCAÇÃO

Authors

  • Margaret Pires do Couto Professora do Curso de Psicologia do Centro Universitário Newton Paiva

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2177-6342.2019v10n19p310-318

Abstract

RESUMO

Este texto discute as contribuições da psicanálise à educação e recolhe dos textos freudianos e lacanianos alguns conceitos que podem auxiliar na elucidação do fenômeno educativo. O trabalho enfatiza, nessa interlocução, a dimensão do impossível e a lógica do inconsciente na cena escolar.

PALAVRAS-CHAVE: Psicanálise. Educação. Inconsciente. Impossível.

ABSTRACT

The text discusses the contributions of psychoanalysis to education and collate from the Freudian and Lacanian texts some concepts that may assist in the elucidation of the educational phenomenon. Emphasized this interlocution the extent of the impossible and the logic of the unconscious in the school scene.

KEY WORDS: Psychoanalysis. Education. Unconscious. Impossible.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Margaret Pires do Couto, Professora do Curso de Psicologia do Centro Universitário Newton Paiva

Setor Psicologia

Área: Psicopatologia Infantil e Educação

Published

2019-06-02

How to Cite

do Couto, M. P. (2019). AS CONTRIBUIÇÕES DA PSICANÁLISE À EDUCAÇÃO. Sapere Aude - Journal of Philosophy, 10(19), 310–318. https://doi.org/10.5752/P.2177-6342.2019v10n19p310-318

Issue

Section

COMUNICAÇÕES/COMUNICATIONS