AS CONTRIBUIÇÕES DA PSICANÁLISE À EDUCAÇÃO

Auteurs-es

  • Margaret Pires do Couto Professora do Curso de Psicologia do Centro Universitário Newton Paiva

DOI :

https://doi.org/10.5752/P.2177-6342.2019v10n19p310-318

Résumé

RESUMO

Este texto discute as contribuições da psicanálise à educação e recolhe dos textos freudianos e lacanianos alguns conceitos que podem auxiliar na elucidação do fenômeno educativo. O trabalho enfatiza, nessa interlocução, a dimensão do impossível e a lógica do inconsciente na cena escolar.

PALAVRAS-CHAVE: Psicanálise. Educação. Inconsciente. Impossível.

ABSTRACT

The text discusses the contributions of psychoanalysis to education and collate from the Freudian and Lacanian texts some concepts that may assist in the elucidation of the educational phenomenon. Emphasized this interlocution the extent of the impossible and the logic of the unconscious in the school scene.

KEY WORDS: Psychoanalysis. Education. Unconscious. Impossible.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Margaret Pires do Couto, Professora do Curso de Psicologia do Centro Universitário Newton Paiva

Setor Psicologia

Área: Psicopatologia Infantil e Educação

Téléchargements

Publié-e

2019-06-02

Comment citer

do Couto, M. P. (2019). AS CONTRIBUIÇÕES DA PSICANÁLISE À EDUCAÇÃO. Sapere Aude, 10(19), 310–318. https://doi.org/10.5752/P.2177-6342.2019v10n19p310-318

Numéro

Rubrique

COMUNICAÇÕES/COMUNICATIONS