LITERATURA E FILOSOFIA
A magia da palavra
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2177-6342.2023v14n27p12-26Keywords:
Língua, Literatura, Filosofia, Magia da palavra, FaláciaAbstract
A proposta deste trabalho visa a refletir sobre a interação que se pode estabelecer entre literatura e filosofia (e outras linguagens), na expectativa de entrever princípios que se possam reunir a outros na tarefa de apresentar práticas que, de algum modo, façam frente à singular presença de notícias e informações que se colocam, sobretudo nas redes sociais, explorando um painel marcado por uma carga ideológica. Tendo em vista a ocorrência de fatos e situações que o desenvolvimento do mundo tecnológico vem colocando para seduzir os indivíduos na realidade contemporânea, um sinal de alerta tem aparecido. Esses fatos e situações se expandem com capacidade operacional para alterar o rumo da vida social e o próprio bem-estar dos sujeitos. Isso ocorre a partir de uma realidade que trabalha com a sedução de falácias que, a bem dizer, inventam um mundo construído com intencional obscurantismo. E é nesse cenário que o saber filosófico, articulado com outras áreas do conhecimento, pode oferecer uma significativa contribuição para evitar os danos que uma ideologia perversa põe em cena.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
DECLARATION TERM:
I submit the presented work, an original text, for evaluation by the Sapere Aude journal of Philosophy and agree that its copyright will become the exclusive property of PUC Minas Publisher, prohibiting any reproduction, total or partial, in any other part or electronic/printed divulgation means before the necessary previous authorization is solicited and obtained from the Publisher. I also declare that there is no interest conflict between the aborded theme and the author, entrerprise, institution or individuals. I am not sure about this sentence and why it should be there. Do you publish any research that is subsidized by companies or that involves quantitative or qualitative interviews with participants?
