LITERATURA E FILOSOFIA

A magia da palavra

Autori

  • Audemaro Taranto Goulart

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2177-6342.2023v14n27p12-26

Parole chiave:

Língua, Literatura, Filosofia, Magia da palavra, Falácia

Abstract

A proposta deste trabalho visa a refletir sobre a interação que se pode estabelecer entre literatura e filosofia (e outras linguagens), na expectativa de entrever princípios que se possam reunir a outros na tarefa de apresentar práticas que, de algum modo, façam frente à singular presença de notícias e informações que se colocam, sobretudo nas redes sociais, explorando um painel marcado por uma carga ideológica. Tendo em vista a ocorrência de fatos e situações que o desenvolvimento do mundo tecnológico vem colocando para seduzir os indivíduos na realidade contemporânea, um sinal de alerta tem aparecido. Esses fatos e situações se expandem com capacidade operacional para alterar o rumo da vida social e o próprio bem-estar dos sujeitos. Isso ocorre a partir de uma realidade que trabalha com a sedução de falácias que, a bem dizer, inventam um mundo construído com intencional obscurantismo. E é nesse cenário que o saber filosófico, articulado com outras áreas do conhecimento, pode oferecer uma significativa contribuição para evitar os danos que uma ideologia perversa põe em cena.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografia autore

Audemaro Taranto Goulart

Doutor em Teoria literária e literatura comparada pela USP. Mestre em Literatura brasileira pela UFMG. Graduação em Letras anglo-germânicas pela PUC Minas. Professor titular da PUC Minas.

Pubblicato

2023-07-14

Come citare

Goulart, A. T. (2023). LITERATURA E FILOSOFIA: A magia da palavra. Sapere Aude, 14(27), 12–26. https://doi.org/10.5752/P.2177-6342.2023v14n27p12-26

Fascicolo

Sezione

ARTIGOS/ARTICLES: DOSSIÊ/DOSSIER