OS UMBRAIS DA ESCOLARIZAÇÃO

Avaliação e aprendizagem como biopolíticas de governamentalidades em educação

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2177-6342.2025v16n31p384-399

Keywords:

educação, Governamentalidade, Biopolítica, Escola, aprendizagem

Abstract

O artigo analisa as aprendizagens e as avaliações na educação na biopolítica e governamentalidade, destacando como essas práticas funcionam como dispositivos de controle nos processos de escolarização. A avaliação e a aprendizagem são vistas não apenas como técnicas pedagógicas, mas como modulações da subjetividade. O texto aborda a transição de uma sociedade disciplinar, focada no controle físico do corpo, para uma sociedade em que o foco se desloca para a subjetividade empresarial, regulada pela biopolítica. Nesse novo modelo, a educação não busca apenas a transmissão de conhecimento, mas também o gerenciamento dos estudantes. O artigo discute a relevância da biopolítica para a análise das práticas de avaliação e aprendizagem como formas de punir e moldar os indivíduos. Além disso, observa a influência de tendências como a gamificação, que tornam o aprendizado atraente, mas também alinham as práticas educacionais aos interesses do mercado. Por fim, é proposto uma reflexão sobre as práticas, sugerindo que, para uma educação verdadeiramente emancipatória, é necessário questionar as relações de poder, saber e subjetividade, buscando promover uma transformação dos processos educativos. A partir de um olhar foucaultiano manifesta-se o diálogo crítico com os processos de escolarização.

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Author Biographies

RODRIGO DIAZ DE VIVAR Y, furb

Doutor em Filosofia pela UNISINOS. Mestre em Psicologia pela UFSC.  Graduado em Psicólogo pela UNESC. Professor no curso de Psicologia e nos Mestrados em Educação e Ensino de Ciências Naturais e Matemáticas da FURB. E-mail: diazsoler@gmail.com.

Rafael Araldi Vaz, UNIPLAC

Doutor em História pela UFSC. Mestre em História pela UFSC. Graduado em História pela UDESC. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da UNIPLAC. E-mail: araldivaz@yahoo.com.br.

Janine Moreira, UNESC

Doutora em Educação pela Universidad de Cordoba (Espanha). Mestra em Sociologia Política pela UFSC. Graduada em Psicoloiga pela UFSC. Professora no Programa de Pós-Graduação em Educação da UNESC. E-mail: jmo@unesc.net.

Flávia Roberta Busarello, FURB

Doutora em Psicologia Social pela PUC/SP, com doutorado sanduíche na Universidad de Salamanca (USAL). Graduada em História e Psicologia pela FURB. Professora no Departamento de Psicologia da FURB  e da Unisociesc/Blumenau. E-mail: frbusarello@gmail.com. 

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Published

2025-07-18

How to Cite

RODRIGO DIAZ DE VIVAR Y, Vaz, R. A., Moreira, J., & Busarello, F. R. (2025). OS UMBRAIS DA ESCOLARIZAÇÃO: Avaliação e aprendizagem como biopolíticas de governamentalidades em educação. Sapere Aude - Journal of Philosophy, 16(31), 384–399. https://doi.org/10.5752/P.2177-6342.2025v16n31p384-399

Issue

Section

ARTIGOS/ARTICLES: TEMÁTICA LIVRE/FREE SUBJECT