OS UMBRAIS DA ESCOLARIZAÇÃO
Avaliação e aprendizagem como biopolíticas de governamentalidades em educação
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2177-6342.2025v16n31p384-399Palavras-chave:
educação, Governamentalidade, Biopolítica, Escola, aprendizagemResumo
O artigo analisa as aprendizagens e as avaliações na educação na biopolítica e governamentalidade, destacando como essas práticas funcionam como dispositivos de controle nos processos de escolarização. A avaliação e a aprendizagem são vistas não apenas como técnicas pedagógicas, mas como modulações da subjetividade. O texto aborda a transição de uma sociedade disciplinar, focada no controle físico do corpo, para uma sociedade em que o foco se desloca para a subjetividade empresarial, regulada pela biopolítica. Nesse novo modelo, a educação não busca apenas a transmissão de conhecimento, mas também o gerenciamento dos estudantes. O artigo discute a relevância da biopolítica para a análise das práticas de avaliação e aprendizagem como formas de punir e moldar os indivíduos. Além disso, observa a influência de tendências como a gamificação, que tornam o aprendizado atraente, mas também alinham as práticas educacionais aos interesses do mercado. Por fim, é proposto uma reflexão sobre as práticas, sugerindo que, para uma educação verdadeiramente emancipatória, é necessário questionar as relações de poder, saber e subjetividade, buscando promover uma transformação dos processos educativos. A partir de um olhar foucaultiano manifesta-se o diálogo crítico com os processos de escolarização.
Downloads
Referências
ALVES, Alexandre; KLAUS, Viviane; LOUREIRO, Carine Bueira. Do sonho à realização: pedagogia empreendedora, empresariamento da educação e racionalidade neoliberal. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 47, e226115, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202147226115. Acesso em: 02 fev. 2025.
ARTIÈRES, Philippe. Dizer a atualidade: o trabalho de diagnóstico em Michel Foucault. In: GRÓS, Fréderic (org.). Foucault: a coragem da verdade. Tradução de Marcos Marciunillo. São Paulo: Parábola, 2004. p. 15-38.
BOTH, Ivo José. Ensinar e avaliar são de domínio público: resta saber se ensinar avaliando e avaliar ensinando também o são. HISTEDBR, Campinas, v. 18, p. 54-64, 2005. Disponível em: https://histedbrantigo.fe.unicamp.br/revista/revis/revis18/art06_18.pdf. Acesso em: 02 fev. 2025.
CÉSAR, Maria Rita de Assis. (Des)governos..: biopolítica, governamentalidade e educação contemporânea. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, v. 12, n. 1, 2010. Disponível em: https://doi.org/10.20396/etd.v12i1.850. Acesso em: 02 fev. 2025.
CORRÊA, Mirele; CERVI, Gicele Maria. Escolarização e Biopolítica: o discurso pedagógico produzindo a escola. Educação: Teoria e Prática, [S. l.], v. 26, n. 52, p. 194-211, 2016. DOI: 10.18675/1981-8106.vol26.n52.p194-211. Acesso em: 05 fev. 2025.
DARDOT, Pierre; LAVAL, Christian. A nova razão do mundo: ensaio sobre a sociedade neoliberal. Boitempo, 2016.
DELEUZE, Gilles. Foucault. Brasiliense, 1988.
DELEUZE, Gilles. Post-Scriptum: sobre as sociedades de controle. In: DELEUZE, Gilles. Conversações. São Paulo: 34, 1992. p. 219-226.
FARHI NETO, Leon. Biopolíticas: as formulações de Foucault. Florianópolis: Cidade Futura, 2006.
FERRARI, Anderson; DINALI, Wescley. Herança moderna disciplinar e controle dos corpos: quando a escola se parece com uma "gaiola". Educação em Revista, 28(2), p. 393-422, 2012. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0102-46982012000200018.
FOUCAULT, Michel. Segurança, Território, População. Martins Fontes, 2011.
FOUCAULT, Michel. Nascimento da Biopolítica. Martins Fontes, 2012.
FOUCAULT, Michel. O que são as luzes? In: FOUCAULT, Michel. Ditos e Escritos II: arqueologia das ciências e história dos sistemas de pensamento. Forense Universitária, 2013. p. 351-368.
FOUCAULT, Michel. A Hermenêutica do Sujeito. São Paulo: Martins Fontes, 2014a.
FOUCAULT, Michel. Vigiar e Punir: nascimento da prisão. Vozes, 2014.
FOUCAULT, Michel. Omnes et Singulatim: uma crítica da razão política. In: FOUCAULT, Michel. Ditos e Escritos IV: estratégia, poder-saber. Forense Universitária, 2015a. p. 348-378.
FOUCAULT, Michel. A Vontade de Saber. Graal, 2015b.
FOUCAULT, Michel. Microfísica do Poder. Graal, 2015c.
FOUCAULT, Michel. Subjetividade e Verdade. São Paulo: Martins Fontes, 2016.
GALLO, Sílvio. Biopolítica e subjetividade: resistência? Educar em Revista, 66, 2017. Disponível em: https://doi.org/10.1590/0104-4060.53865.
LAVAL, Christian. A escola não é uma empresa: o neoliberalismo em ataque ao ensino público. Boitempo, 2019.
LOCKMANN, Kamila; HENNING, Paula Corrêa. Inclusão escolar na atualidade: um dispositivo da governamentalidade neoliberal. Revista de Educação PUC, v. 29, 2012. Disponível em: https://doi.org/10.24220/2318-0870v0n29a53.
LOPES, Maura Corsini. Políticas de inclusão e governamentalidade. Educação & Realidade, v. 34, n. 2, p. 153-170, 2009. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/8297.
LOUREIRO, Carine; KRAEMER, Graciele; LOPES, Maura Corsini. Competências e direito de aprendizagem: protagonismo e vulnerabilidade. Cadernos Cedes, 41. Disponível em: https://doi.org/10.1590/CC223584.
MANSANO, Sonia Regina Vargas. Sujeito, Subjetividade e Modos de Subjetivação na Contemporaneidade. Revista de Psicologia da UNESP, v. 8, n. 2, p. 1-8, 2009. Disponível em: https://mail.revpsico-unesp.org/index.php/revista/article/view/78. Acesso em: 02 out. 2024.
NOGUERA-RAMIREZ, Carlos Ernesto. Pedagogia e Governamentalidade: ou da modernidade como uma sociedade educativa. Autêntica, 2011.
RAMOS DO Ó, Jorge. Tecnologias de subjetivação no processo histórico de transformação da criança em aluno a partir de finais do século XIX. In: BRANCO, Guilherme Castelo; VEIGA-NETO, Alfredo (orgs.). Foucault: filosofia & política. Autêntica, 2013. p. 175-194.
RESENDE, Haroldo de. A Educação por toda a vida como estratégia de biorregulação neoliberal. In: RESENDE, Haroldo de. Michel Foucault: a arte neoliberal de governar e a educação. São Paulo: Intermeios, 2018a. p. 77-94.
RESENDE, Haroldo de. A norma entre mecanismos de disciplina e dispositivos de segurança. In: RESENDE, Haroldo de (org.). Michel Foucault: o ronco surdo da batalha. Intermeios, 2018. p. 147-160.
VEIGA-NETO, Alfredo. Governamentalidades, Neoliberalismo e Educação. In: BRANCO, Guilherme Castelo; VEIGA-NETO, Alfredo (orgs.). Foucault: filosofia & política. Autêntica, 2013. p. 37-52.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
TERMO DE DECLARAÇÃO:
Submeto (emos) o trabalho apresentado, texto original, à avaliação da revista Sapere Aude, e concordo (amos) que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade exclusiva da Editora PUC Minas, sendo vedada qualquer reprodução total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação impresso ou eletrônico, sem que a necessária e prévia autorização seja solicitada por escrito e obtida junto à Editora. Declaro (amos) ainda que não existe conflito de interesse entre o tema abordado e o (s) autor (es), empresas, instituições ou indivíduos.