Marx, Benjamin e o fetichismo da mercadoria

Authors

  • Imaculada Kangussu Instituto de Filosofia, Artes e Cultura, da Universidade Federal de Ouro Preto

Abstract

No presente artigo proponho uma análise de teorias marxistas em cotejo com teorias de Walter Benjamin. Tento comparar teses de Manuscritos Econômico-Filosóficos de Marx com os escritos filosóficos de Passagens de Walter Benjamin. Os temas em Benjamin sobre o fetiche, feitiço, enfeitiçamento propiciam técnicas conceituais aptas a revelarem origens históricas das passagens parisienses no século XIX. Por meio de tais tópicos, Benjamin torna evidentes os modos de controle da contemporaneidade mascarados de liberdade.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Imaculada Kangussu, Instituto de Filosofia, Artes e Cultura, da Universidade Federal de Ouro Preto

Leciona no Instituto de Filosofia, Artes e Cultura, da Universidade Federal de Ouro Preto. Mestre e Doutora em Filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais, com pós-doutorado na School of Arts and Science, da New York University, como bolsista da Capes, organiza o grupo de pesquisa “Arte e Conhecimento”. Escreve artigos publicados em jornais, revistas e livros, dentre eles Katharsis (2002), Theoria Aesthetica (2005), Dimensão Estética (2006), O cômico e o trágico (2008), Estéticas do deslocamento (2008), que coorganizou. É autora de Sobre Eros (2007) e Leis da liberdade (2008).

Published

2015-06-05

How to Cite

Kangussu, I. (2015). Marx, Benjamin e o fetichismo da mercadoria. Sapere Aude - Journal of Philosophy, 6(11), 213–224. Retrieved from https://periodicos.pucminas.br/SapereAude/article/view/9731

Issue

Section

ARTIGOS/ARTICLES: DOSSIÊ/DOSSIER