Marx, Benjamin e o fetichismo da mercadoria

Auteurs-es

  • Imaculada Kangussu Instituto de Filosofia, Artes e Cultura, da Universidade Federal de Ouro Preto

Résumé

No presente artigo proponho uma análise de teorias marxistas em cotejo com teorias de Walter Benjamin. Tento comparar teses de Manuscritos Econômico-Filosóficos de Marx com os escritos filosóficos de Passagens de Walter Benjamin. Os temas em Benjamin sobre o fetiche, feitiço, enfeitiçamento propiciam técnicas conceituais aptas a revelarem origens históricas das passagens parisienses no século XIX. Por meio de tais tópicos, Benjamin torna evidentes os modos de controle da contemporaneidade mascarados de liberdade.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Imaculada Kangussu, Instituto de Filosofia, Artes e Cultura, da Universidade Federal de Ouro Preto

Leciona no Instituto de Filosofia, Artes e Cultura, da Universidade Federal de Ouro Preto. Mestre e Doutora em Filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais, com pós-doutorado na School of Arts and Science, da New York University, como bolsista da Capes, organiza o grupo de pesquisa “Arte e Conhecimento”. Escreve artigos publicados em jornais, revistas e livros, dentre eles Katharsis (2002), Theoria Aesthetica (2005), Dimensão Estética (2006), O cômico e o trágico (2008), Estéticas do deslocamento (2008), que coorganizou. É autora de Sobre Eros (2007) e Leis da liberdade (2008).

Téléchargements

Publié-e

2015-06-05

Comment citer

Kangussu, I. (2015). Marx, Benjamin e o fetichismo da mercadoria. Sapere Aude, 6(11), 213–224. Consulté à l’adresse https://periodicos.pucminas.br/SapereAude/article/view/9731

Numéro

Rubrique

ARTIGOS/ARTICLES: DOSSIÊ/DOSSIER

Articles les plus lus du,de la,des même-s auteur-e-s