CONVIVER COM A DIVERSIDADE: A EXPERIÊNCIA ESCOLAR COM O OUTRO

Authors

  • Jenerton Arlan Schütz Universidade do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí)

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2177-6342.2017v8n15p103

Keywords:

Outro. Educação. Alteridade.

Abstract

A questão que levantamos neste artigo é saber se, no momento em que falamos do Outro na experiência da educação escolar, estamos falando, de fato, no Outro e na possibilidade de encontros (diversidade), ou se estamos nos referindo do mesmo e sua redução/apagamento. Assim, o que significa, na experiência da educação escolar, pensar o Outro para além de sua representação/mesmidade? É possível encontrar um meio, na qual o Outro não seja esvaziado, excluído e neutralizado na sua alteridade? Assumir a alteridade, é perceber que o ser humano não é posse de si mesmo, mas está aberto à responsabilidade pela alteridade do Outro. É poder resgatar e garantir a humanização e respeitar o ser humano na sua diferença. O Outro é deduzido muitas vezes a partir do Eu, visto como ameaça, negação, que questiona e confronta ao poderio do Eu, nesse sentido é que emerge a grande virada para a capacidade do ser humano se fazer e refazer nesse movimento. Pois, a relação para alcançar a alteridade é dada pela exterioridade sendo uma preocupação não para comigo, mas para com o Outro, uma vez que o Outro é sempre uma nova possibilidade, um novo (re)começo na experiência educativa.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Jenerton Arlan Schütz, Universidade do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí)

Doutorando em Educação nas Ciências (Unijuí), Mestre em Educação nas Ciências (Unijuí), Especialista em Metodologia de Ensino de História (Uniasselvi), Licenciado em História e Sociologia (Uniasselvi), Bolsista CAPES.

Published

2017-07-22

How to Cite

Schütz, J. A. (2017). CONVIVER COM A DIVERSIDADE: A EXPERIÊNCIA ESCOLAR COM O OUTRO. Sapere Aude - Journal of Philosophy, 8(15), 103–115. https://doi.org/10.5752/P.2177-6342.2017v8n15p103