ENSINO DA LÓGICA NA FILOSOFIA: FILOSOFIA DA LÓGICA E PENSAR CRÍTICO

Authors

  • Ralph Leal Heck Universidade Federal do Ceará / Doutorando em Filosofia Faculdade Católica de Fortaleza / Professor Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Ceará / Graduando em Engenharia da Computação http://orcid.org/0000-0002-9827-1743

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2177-6342.2017v8n15p62

Keywords:

Lógica. Pensar Crítico. Ensino da Lógica. Filosofia da Lógica. Epistemologia da Lógica.

Abstract

Este estudo busca uma caracterização da atividade de ensino da lógica, que contemple o ensino da lógica enquanto elemento indispensável para o desenvolvimento da racionalidade humana; enquanto técnica para solução de problemas cotidianos; e enquanto locus de reflexões filosóficas frutíferas. Assim, dividiremos a argumentação em três partes. A primeira discute a competência fundamental para o sucesso da aprendizagem e aplicação prática da lógica, o pensar crítico. Para isto, seguiremos a definição de Jennifer W. Mulnix e outros autores (Vaughn, Willingham e Elder), pois entendem que a lógica se apresenta como condição necessária para o desenvolvimento e retroalimentação da competência do pensar crítico. A segunda expõe a estratégia de ensino da lógica na filosofia, relatada por Sam Hiller, que julgamos ser útil, pois se ocupa em usar a lógica para desenvolver o pensar crítico, com ênfase na solução de problemas cotidianos. Na terceira parte, usando a distinção saber que e saber como, e a diferença epistemológica entre experiência da lógica e experiência na lógica, exploraremos elementos propriamente filosóficos, omitidos pelos autores citados, com o objetivo de apontar dois temas fundamentais, que completam o quadro de ensino da lógica na filosofia: os pressupostos epistêmicos da lógica e sua dimensão histórico-filosófica.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Ralph Leal Heck, Universidade Federal do Ceará / Doutorando em Filosofia Faculdade Católica de Fortaleza / Professor Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Ceará / Graduando em Engenharia da Computação

Departamento de Filosofia; Áreas de atuação: Filosofia Analítica, Lógica, Filosofia da Linguagem, Filosofia da Mente, Filosofia das Ciências, Epistemologia e Filosofia da Informação.

Published

2017-07-22

How to Cite

Heck, R. L. (2017). ENSINO DA LÓGICA NA FILOSOFIA: FILOSOFIA DA LÓGICA E PENSAR CRÍTICO. Sapere Aude - Journal of Philosophy, 8(15), 62–85. https://doi.org/10.5752/P.2177-6342.2017v8n15p62