ENSINO DA LÓGICA NA FILOSOFIA: FILOSOFIA DA LÓGICA E PENSAR CRÍTICO
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2177-6342.2017v8n15p62Keywords:
Lógica. Pensar Crítico. Ensino da Lógica. Filosofia da Lógica. Epistemologia da Lógica.Abstract
Este estudo busca uma caracterização da atividade de ensino da lógica, que contemple o ensino da lógica enquanto elemento indispensável para o desenvolvimento da racionalidade humana; enquanto técnica para solução de problemas cotidianos; e enquanto locus de reflexões filosóficas frutíferas. Assim, dividiremos a argumentação em três partes. A primeira discute a competência fundamental para o sucesso da aprendizagem e aplicação prática da lógica, o pensar crítico. Para isto, seguiremos a definição de Jennifer W. Mulnix e outros autores (Vaughn, Willingham e Elder), pois entendem que a lógica se apresenta como condição necessária para o desenvolvimento e retroalimentação da competência do pensar crítico. A segunda expõe a estratégia de ensino da lógica na filosofia, relatada por Sam Hiller, que julgamos ser útil, pois se ocupa em usar a lógica para desenvolver o pensar crítico, com ênfase na solução de problemas cotidianos. Na terceira parte, usando a distinção saber que e saber como, e a diferença epistemológica entre experiência da lógica e experiência na lógica, exploraremos elementos propriamente filosóficos, omitidos pelos autores citados, com o objetivo de apontar dois temas fundamentais, que completam o quadro de ensino da lógica na filosofia: os pressupostos epistêmicos da lógica e sua dimensão histórico-filosófica.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
DECLARATION TERM:
I submit the presented work, an original text, for evaluation by the Sapere Aude journal of Philosophy and agree that its copyright will become the exclusive property of PUC Minas Publisher, prohibiting any reproduction, total or partial, in any other part or electronic/printed divulgation means before the necessary previous authorization is solicited and obtained from the Publisher. I also declare that there is no interest conflict between the aborded theme and the author, entrerprise, institution or individuals. I am not sure about this sentence and why it should be there. Do you publish any research that is subsidized by companies or that involves quantitative or qualitative interviews with participants?