A LIBERDADE ENCURRALADA OU AS FACES DO TOTALITARISMO

Autores/as

  • Nivaldo Duarte de Marins Departamento de Filosofia Faculdade de Letras do Porto, Portugal.

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2177-6342.2022v13n26p492-508

Palabras clave:

Liberdade, Totalitarismo, Aparato, Ethos, Jaspers

Resumen

O texto possui como referência a Filosofia Política de Karl Jaspers. Nós demonstramos a tensão entre a liberdade e as várias faces do totalitarismo. Propomos uma distinção entre alototalitarismo e autototalitarismo. Numa segunda parte, definimos a liberdade e concordamos que ela deva estar presente a cada dia no cotidiano da comunidade. Demonstramos e criticamos o mal uso da tecnologia que altera o comportamento e as crenças do homem comum. Analisamos o conceito de apparatus assim como a força das massas sobre os indivíduos. Finalmente, acreditamos que a pronta ação através da comunicação pode conter a ação do totalitarismo. A comunicação sempre estará em defesa da democracia. Contudo, em extremo, outros caminhos devem ser considerados, quando os valores democráticos encontram-se em risco. Nós clamamos por uma mudança política. Nós necessitamos de uma política baseada no Ethos. O movimento para o Ethos inicia-se em nós mesmos e passa a ser projetado para a comunidade e torna-se o caminho vivo da política, com valores e ações para todos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Nivaldo Duarte de Marins, Departamento de Filosofia Faculdade de Letras do Porto, Portugal.

Mestre em Psiquiatria pela Faculdade de Medicina do Porto ; Mestre em Filosofia pela Faculdade de Letras do  Porto ; Doutorando em Filosofia pela Fa culdade de Letras do Porto. E-mail: nivaldomarins@sapo.pt. 

Publicado

2022-12-30

Cómo citar

Marins, N. D. de . (2022). A LIBERDADE ENCURRALADA OU AS FACES DO TOTALITARISMO. Sapere Aude, 13(26), 492–508. https://doi.org/10.5752/P.2177-6342.2022v13n26p492-508

Número

Sección

ARTIGOS/ARTICLES: DOSSIÊ/DOSSIER