A LIBERDADE DAS PALAVRAS

O papel das ideias estéticas e do gênio na poesia

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2177-6342.2023v14n27p92-102

Palabras clave:

Kant, Gênio, Ideias estéticas, Imaginação, Poesia

Resumen

Os estudos sobre a estética kantiana geralmente se concentram nos juízos estéticos – seja na questão do belo, seja na temática do sublime mas há de se reconhecer o mérito de suas discussões sobre a atividade produtiva do gênio e a breve, porém fecunda exposição acerca das belas artes. Buscamos defender essa posição com base no vínculo entre gênio e poesia, que se torna viável mediante uma articulação possibilitada pelas ideias estéticas, através das quais o/a artista consegue expressar conteúdos da imaginação por uma maneira expressiva e não-conceitual, portanto, sem violar os princípios da filosofia crítica. Isso tem papel privilegiado na poesia, vista por Kant como a arte suprema, por ser aquela capaz de permitir maior independência dos sentidos e, consequentemente, maior liberdade da imaginação. Para tal, iremos fazer uso da Crítica da faculdade de julgar (Kritik der Urteilskraft) (1790) e da Antropologia sob um ponto de vista pragmático (Anthropologie in pragmatischen Hinsicht) (1798), ambas obras de Kant.

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Biografía del autor/a

Gabriel Assumpção, UFOP/PUC Minas

Bolsista de Pós-doutorado Júnior do CNPq - Processo: 162879/2020-2. Instituição de Execução: Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Projeto: "Filosofia sincrítica e poesia: alternativas ao dualismo em Friedrich von Hardenberg (Novalis)". Professor convidado na PUC Virtual, onde leciona psicologia positiva em cursos de pós-graduação latu sensu. Doutor em Filosofia pela UFMG (2020). Mestre em Filosofia pela UFMG (2015), Licenciado em Filosofia pelo Centro Universitário Internacional UNINTER (2019) e Bacharel em Psicologia pela UFMG (2010). Trabalha com Friedrich von Hardenberg [Novalis] (idealismo mágico, linguagem cifrada da natureza, poesia, sincriticismo), Nicolai Hartmann (estética, espírito objetivo, nova ontologia), Friedrich W. J. von Schelling (filosofia da natureza, mímesis e pintura), Vittorio Hösle (ecologia, estética, idealismo objetivo), e Mihaly Csikszentmihalyi (flow, criatividade, artes marciais). Já lecionou filosofia e teoria literária na UFMG; filosofia na UFOP, no Centro Loyola de BH e na FAJE; psicologia no IEC da PUC-Minas. Concluiu residência pós-doutoral no PosLit da FALE-UFMG (2020-2022). Traduziu as seguintes obras filosóficas do alemão para o português: 'Dedução geral do processo dinâmico' (1800), de F. W. J. Schelling; 'Filosofia da crise ecológica: conferências moscovitas' (1991), de Vittorio Hösle. Também traduziu, do inglês para o português, "Deus enquanto razão" (2013), de Vittorio Hösle

Publicado

2023-07-14

Cómo citar

Assumpção, G. . (2023). A LIBERDADE DAS PALAVRAS: O papel das ideias estéticas e do gênio na poesia. Sapere Aude, 14(27), 92–102. https://doi.org/10.5752/P.2177-6342.2023v14n27p92-102

Número

Sección

ARTIGOS/ARTICLES: DOSSIÊ/DOSSIER