A INFLUÊNCIA DO TRACTATUS DE WITTGENSTEIN NO SUPERAÇÃO DA METAFÍSICA DE CARNAP
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2177-6342.2025v16n31p227-239Palabras clave:
Carnap, Wittgenstein, Superação da Metafísica, Tractatus, filosofia da linguagemResumen
Este artigo tem como objetivo investigar as principais noções do Tractatus Logico-Philosophicus, de Ludwig Wittgenstein, que influenciaram a tese de superação da metafísica proposta por Rudolf Carnap em seu ensaio Superação da Metafísica. Em primeiro lugar, será analisada a influência geral de Wittgenstein sobre o Círculo de Viena, evidenciando como suas ideias moldaram o pensamento dos membros desse movimento, especialmente no que diz respeito à crítica da metafísica. Em seguida, exploraremos a construção dos argumentos de Carnap em Superação da Metafísica, destacando sua tentativa de deslegitimar discursos metafísicos, que, segundo ele, carecem de sentido lógico. Por fim, o foco recairá sobre os aspectos específicos do Tractatus que foram centrais para a formação da postura antimetafísica de Carnap, particularmente a ideia de que a filosofia deve esclarecer o uso da linguagem, em vez de criar proposições sobre o mundo. Com isso, busca-se entender em que medida Wittgenstein forneceu a base conceitual para o projeto de Carnap de delimitar os limites da linguagem e redefinir o papel da filosofia, posicionando-a como uma atividade analítica e crítica da linguagem e não como uma disciplina com pretensões de verdade ontológica.
Descargas
Citas
CARUS, André W. Carnap and Twentieth-Century Thought: Explication as Enlightenment. Leiden: Cambridge University Press, 2007.
CAVASSANE, Ricardo Peraça. A concepção de filosofia de Wittgenstein. 2013. 102 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Filosofia, Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista, Marília, 2013.
HAHN, Hans; NEURATH, Otto; CARNAP, Rudolf. A Concepção Científica do Mundo - O Círculo de Viena. Cadernos de História e Filosofia da Ciência, v. 10, 1986.
HACKER, Peter Michael Stephan. Wittgenstein: Connections and Controversies. Oxford: Oxford University Press, 2001.
KANEV, Alexander. Meaning, a Prioricity and Reality: Wittgenstein’s Critique of Traditional Philosophy. p. 35, 2007.
PINTO, Paulo Roberto Margutti. Iniciação Ao Silêncio: Uma Análise Argumentativa do Tractatus de Wittgenstein. São Paulo: Loyola, 1998.
WITTGENSTEIN, Ludwig. Tractatus logico-philosophicus. 3. ed. Tradução: Luiz Henrique L. Santos. São Paulo: Edusp, 2017.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
TERMO DE DECLARAÇÃO:
Submeto (emos) o trabalho apresentado, texto original, à avaliação da revista Sapere Aude, e concordo (amos) que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade exclusiva da Editora PUC Minas, sendo vedada qualquer reprodução total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação impresso ou eletrônico, sem que a necessária e prévia autorização seja solicitada por escrito e obtida junto à Editora. Declaro (amos) ainda que não existe conflito de interesse entre o tema abordado e o (s) autor (es), empresas, instituições ou indivíduos.