A INFLUÊNCIA DO TRACTATUS DE WITTGENSTEIN NO SUPERAÇÃO DA METAFÍSICA DE CARNAP

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2177-6342.2025v16n31p227-239

Keywords:

Carnap, Wittgenstein, Superação da Metafísica, Tractatus, filosofia da linguagem

Abstract

Este artigo tem como objetivo investigar as principais noções do Tractatus Logico-Philosophicus, de Ludwig Wittgenstein, que influenciaram a tese de superação da metafísica proposta por Rudolf Carnap em seu ensaio Superação da Metafísica. Em primeiro lugar, será analisada a influência geral de Wittgenstein sobre o Círculo de Viena, evidenciando como suas ideias moldaram o pensamento dos membros desse movimento, especialmente no que diz respeito à crítica da metafísica. Em seguida, exploraremos a construção dos argumentos de Carnap em Superação da Metafísica, destacando sua tentativa de deslegitimar discursos metafísicos, que, segundo ele, carecem de sentido lógico. Por fim, o foco recairá sobre os aspectos específicos do Tractatus que foram centrais para a formação da postura antimetafísica de Carnap, particularmente a ideia de que a filosofia deve esclarecer o uso da linguagem, em vez de criar proposições sobre o mundo. Com isso, busca-se entender em que medida Wittgenstein forneceu a base conceitual para o projeto de Carnap de delimitar os limites da linguagem e redefinir o papel da filosofia, posicionando-a como uma atividade analítica e crítica da linguagem e não como uma disciplina com pretensões de verdade ontológica.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Thauan Soares, Universidade Estadual de Londrina

Doutorando em Filosofia pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Mestre e Graduado em Filosofia pela mesma instituição. E-mail: thauan.santos.soares@uel.br.

Mirian Donat, Universidade Estadual de Londrina

 Doutora em Filosofia pela Universidade Federal de São Carlos. Mestra em Filosofia pela PUCRS. Professora adjunta da Universidade Estadual de Londrina. E-mail: donat@uel.br

References

CARNAP, Rudof. Superação da metafísica pela análise lógica da linguagem. Cadernos de Filosofia Alemã: Crítica e Modernidade, v. 21, n. 2, p. 95-115, 12 dez. 2016.
CARUS, André W. Carnap and Twentieth-Century Thought: Explication as Enlightenment. Leiden: Cambridge University Press, 2007.
CAVASSANE, Ricardo Peraça. A concepção de filosofia de Wittgenstein. 2013. 102 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Filosofia, Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista, Marília, 2013.
HAHN, Hans; NEURATH, Otto; CARNAP, Rudolf. A Concepção Científica do Mundo - O Círculo de Viena. Cadernos de História e Filosofia da Ciência, v. 10, 1986.
HACKER, Peter Michael Stephan. Wittgenstein: Connections and Controversies. Oxford: Oxford University Press, 2001.
KANEV, Alexander. Meaning, a Prioricity and Reality: Wittgenstein’s Critique of Traditional Philosophy. p. 35, 2007.
PINTO, Paulo Roberto Margutti. Iniciação Ao Silêncio: Uma Análise Argumentativa do Tractatus de Wittgenstein. São Paulo: Loyola, 1998.
WITTGENSTEIN, Ludwig. Tractatus logico-philosophicus. 3. ed. Tradução: Luiz Henrique L. Santos. São Paulo: Edusp, 2017.

Published

2025-07-18

How to Cite

Soares, T., & Donat, M. (2025). A INFLUÊNCIA DO TRACTATUS DE WITTGENSTEIN NO SUPERAÇÃO DA METAFÍSICA DE CARNAP. Sapere Aude - Journal of Philosophy, 16(31), 227–239. https://doi.org/10.5752/P.2177-6342.2025v16n31p227-239

Issue

Section

ARTIGOS/ARTICLES: TEMÁTICA LIVRE/FREE SUBJECT