INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA FILOLOGIA CLÁSSICA, DE NIETZSCHE
(Preleção de 3 horas, verão de 1971)
DOI :
https://doi.org/10.5752/P.2177-6342.2024v15n30p1247-1266Mots-clés :
Crítica, Filologia, Filosofia, Formação, NietzscheRésumé
Neste texto, inicialmente apresentado em forma de preleção em Basel em 1871, Nietzsche discute como a compreensão histórica pode ser vista como uma forma de autoconhecimento, com a filologia clássica se posicionando como uma disciplina que deve acompanhar o desenvolvimento do fenômeno clássico. Para tanto, ele discute a formação do filólogo clássico, considerando inclinações pedagógicas, interesse pela antiguidade e o desejo de conhecimento puro, elementos que, ao seu ver, são essenciais para uma pedagogia filológica superior. Nesta preleção, como ocorrerá em outros trabalhos filológicos de Nietzsche, a formação filosófica é destacada como fundamental, com a sugestão de que um filólogo deve ter uma sólida base filosófica para evitar uma perspectiva presunçosa sobre o classicismo em relação ao mundo moderno. Na sequência, a crítica e a hermenêutica são apontados como componentes cruciais na formação do filólogo, ressaltando a importância de um método rigoroso desde o início. Por fim, a familiarização progressiva com textos antigos e o desenvolvimento de um método adequado e a clarificação das intuições fundamentais são colocadas como essenciais para o estudo da filologia clássica.
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