RETÓRICA EM ROUSSEAU E SUAS FACETAS NA ORIGEM DAS LÍNGUAS

Auteurs-es

  • Juvêncio Terra Marques UFN

DOI :

https://doi.org/10.5752/P.2177-6342.2025v2n2p197-212

Mots-clés :

Rousseau, retórica, linguagem, comunicação, verossimilhança

Résumé

O presente estudo tem como principal objetivo, mediante a origem das linguagens, apresentar o conceito de retórica segundo Rousseau e o modo como ele se desenvolve no entendimento humano conforme seus escritos filosóficos. O artigo toma como base os primeiros cinco capítulos do texto O Ensaio sobre a origem das Línguas de Rousseau, obra muito valorosa para o conhecimento humano, que consiste em elementos preciosos sobre a origem cultural da língua falada, língua escrita dos antigos povos. Serão utilizados outros escritos do pensamento rousseauniano que tratam dessa temática, bem como alguns comentadores, para que seja demonstrado de modo limpo e claro como a retórica verdadeira constitui e se articula com a linguagem gramatical e suas funções de representação e comunicação. Logo, a partir disto, a veracidade da retórica será estabelecida como uma perspectiva que o autor fundamenta na origem da linguagem, evidenciando, assim, o que Rousseau nomeia como verossimilhança entre os conceitos.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Juvêncio Terra Marques, UFN

Mestre em Ensino de humanidades e linguagens pela Universidade Franciscana (UFN) e graduado em Filosofia Licenciatura Plena pela mesma Universidade. E-mail: juvencioterra@gmail.com.

Références

CASSIRER, Ernest. A questão de Jean-Jacques Rousseau. Tradução de Erlon José Paschoal. São Paulo: UNESPE, 1999.

CASSIRER, Ernest. A Filosofia do Iluminismo. Tradução de Álvaro Cabral. Campinas: UNICAMP, 1992.

DENT, Nicholas J. H. Dicionário Rousseau. Tradução de Álvaro Cabral. Rio de Janeiro: Jorge Zahar editor, 1996.

MONTEAGUDO, Ricardo. Retórica e política em Rousseau. São Paulo: Editora Unesp Digital, 2021.

PRADO, Bento Jr. A Retórica de Rousseau. São Paulo: Editora Unesp, 2018.

ROUSSEAU, Jean-Jacques. Discurso sobre a origem e os fundamentos da desigualdade entre os homens. Tradução de Lourdes Santos Machado. São Paulo: Abril Cultural, 1973. (Coleção Os Pensadores).

ROUSSEAU, Jean-Jacques. Do Contrato Social. Tradução de Lourdes Santos Machado. São Paulo: Abril Cultural, 1973. (Coleção Os pensadores).

ROUSSEAU, Jean-Jacques. Emílio ou Da Educação. Tradução de Roberto Leal F. 3ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 2004.

ROUSSEAU, Jean-Jacques. Os devaneios do caminhante solitarios. Tradução de Fulvia M. L. Morreto. Brasília: Ed. UNB, 1986.

ROUSSEAU, Jean-Jacques. Ensaio sobre a Origem das Linguas. Tradução de Lourdes Santos Machado. São Paulo: Abril Cultural, 1973. (Coleção Os pensadores).

STAROBINSKI, Jean. Jean-Jacques Rousseau: a transparência e o obstáculo. Tradução de Maria Lúcia Machado. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.

KAWAUCHE, Thomas. A religião civil em Rousseau e a ideia de sentimento como contraveneno. Revista Iluminus, São Luiz, v. 1, nº 1, p. 1-14, jan./jun., 2024.

REIS, Claudio Áraujo. Contra toda uma geração : Formação de opinião complo nos Diálogos. Revista Iluminus, São Luiz, v. 1, nº 1, p. 1-11, jan./jun., 2024.

Téléchargements

Publié-e

2025-04-22

Comment citer

Marques, J. T. (2025). RETÓRICA EM ROUSSEAU E SUAS FACETAS NA ORIGEM DAS LÍNGUAS. Sapere Aude, 2(2), 197–212. https://doi.org/10.5752/P.2177-6342.2025v2n2p197-212

Numéro

Rubrique

ARTIGOS/ARTICLES: DOSSIÊ/DOSSIER