RETÓRICA EM ROUSSEAU E SUAS FACETAS NA ORIGEM DAS LÍNGUAS
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2177-6342.2025v2n2p197-212Palavras-chave:
Rousseau, retórica, linguagem, comunicação, verossimilhançaResumo
O presente estudo tem como principal objetivo, mediante a origem das linguagens, apresentar o conceito de retórica segundo Rousseau e o modo como ele se desenvolve no entendimento humano conforme seus escritos filosóficos. O artigo toma como base os primeiros cinco capítulos do texto O Ensaio sobre a origem das Línguas de Rousseau, obra muito valorosa para o conhecimento humano, que consiste em elementos preciosos sobre a origem cultural da língua falada, língua escrita dos antigos povos. Serão utilizados outros escritos do pensamento rousseauniano que tratam dessa temática, bem como alguns comentadores, para que seja demonstrado de modo limpo e claro como a retórica verdadeira constitui e se articula com a linguagem gramatical e suas funções de representação e comunicação. Logo, a partir disto, a veracidade da retórica será estabelecida como uma perspectiva que o autor fundamenta na origem da linguagem, evidenciando, assim, o que Rousseau nomeia como verossimilhança entre os conceitos.
Downloads
Referências
CASSIRER, Ernest. A questão de Jean-Jacques Rousseau. Tradução de Erlon José Paschoal. São Paulo: UNESPE, 1999.
CASSIRER, Ernest. A Filosofia do Iluminismo. Tradução de Álvaro Cabral. Campinas: UNICAMP, 1992.
DENT, Nicholas J. H. Dicionário Rousseau. Tradução de Álvaro Cabral. Rio de Janeiro: Jorge Zahar editor, 1996.
MONTEAGUDO, Ricardo. Retórica e política em Rousseau. São Paulo: Editora Unesp Digital, 2021.
PRADO, Bento Jr. A Retórica de Rousseau. São Paulo: Editora Unesp, 2018.
ROUSSEAU, Jean-Jacques. Discurso sobre a origem e os fundamentos da desigualdade entre os homens. Tradução de Lourdes Santos Machado. São Paulo: Abril Cultural, 1973. (Coleção Os Pensadores).
ROUSSEAU, Jean-Jacques. Do Contrato Social. Tradução de Lourdes Santos Machado. São Paulo: Abril Cultural, 1973. (Coleção Os pensadores).
ROUSSEAU, Jean-Jacques. Emílio ou Da Educação. Tradução de Roberto Leal F. 3ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 2004.
ROUSSEAU, Jean-Jacques. Os devaneios do caminhante solitarios. Tradução de Fulvia M. L. Morreto. Brasília: Ed. UNB, 1986.
ROUSSEAU, Jean-Jacques. Ensaio sobre a Origem das Linguas. Tradução de Lourdes Santos Machado. São Paulo: Abril Cultural, 1973. (Coleção Os pensadores).
STAROBINSKI, Jean. Jean-Jacques Rousseau: a transparência e o obstáculo. Tradução de Maria Lúcia Machado. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.
KAWAUCHE, Thomas. A religião civil em Rousseau e a ideia de sentimento como contraveneno. Revista Iluminus, São Luiz, v. 1, nº 1, p. 1-14, jan./jun., 2024.
REIS, Claudio Áraujo. Contra toda uma geração : Formação de opinião complo nos Diálogos. Revista Iluminus, São Luiz, v. 1, nº 1, p. 1-11, jan./jun., 2024.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
TERMO DE DECLARAÇÃO:
Submeto (emos) o trabalho apresentado, texto original, à avaliação da revista Sapere Aude, e concordo (amos) que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade exclusiva da Editora PUC Minas, sendo vedada qualquer reprodução total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação impresso ou eletrônico, sem que a necessária e prévia autorização seja solicitada por escrito e obtida junto à Editora. Declaro (amos) ainda que não existe conflito de interesse entre o tema abordado e o (s) autor (es), empresas, instituições ou indivíduos.