POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A DIVERSIDADE

Auteurs-es

  • Nilma Lino Gomes Universidade Federal de Minas Gerais

DOI :

https://doi.org/10.5752/P.2177-6342.2017v8n15p7

Mots-clés :

Políticas, Políticas públicas, Diversidade, Movimentos sociais, Emancipação social

Résumé

A partir do século XXI, as mudanças tecnológicas, a aproximação das fronteiras via mundo virtual, as imigrações, as desigualdades, a globalização capitalista, os fundamentalismos, a luta pela terra e pela igualdade de direitos assumem outros contornos. Nesse processo, o termo diversidade começou a ser mais usado, no campo das políticas, para nomear as diferentes formas de “ser diferente”,  bem como os dilemas e avanços dessa questão no contexto das relações de poder. Este artigo apresenta e analisa as mudanças ocorridas no Estado brasileiro, a partir da implementação das políticas públicas para a diversidade, com ênfase nas ações do governo federal no período de 2003 a 2016. Discute o relevante papel das pressões e reivindicações dos movimentos sociais de caráter emancipatório e dos coletivos sociais diversos transformados em desiguais, nessa mudança. Adverte sobre o perigo de retrocesso dessas políticas devido ao atual momento histórico e político de avanço das forças conservadoras e do realinhamento da direita e do capitalismo no Brasil e em outros países do mundo.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Nilma Lino Gomes, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutora em Antropologia Social (USP) e pós-doutora em Sociologia pela Universidade de Coimbra. Professora da graduação e pós-graduação da FAE/UFMG. Integrante da equipe do Programa Ações Afirmativas na UFMG e bolsista do CNPQ. Foi reitora pro-tempore da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira (UNILAB) (2013-2014), ministra da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR) e do Ministério das Mulheres, Igualdade Racial, Juventude e Direitos Humanos da presidenta legitimamente eleita Dilma Rousseff (2015-2016).

Téléchargements

Publié-e

2017-07-22

Comment citer

Gomes, N. L. (2017). POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A DIVERSIDADE. Sapere Aude, 8(15), 7–22. https://doi.org/10.5752/P.2177-6342.2017v8n15p7

Numéro

Rubrique

ARTIGOS/ARTICLES: DOSSIÊ/DOSSIER