Proposte

Vai al Login o Registrazione sono richiesti per sottoporre articoli.

Lista di controllo per la predisposizione di una proposta

Durante la procedura di trasmissione di una proposta, gli autori devono verificare il rispetto dei seguenti requisiti; la submission potrebbe essere rifiutata se non aderisce a queste richieste.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao Editor".
  • Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word.
  • URLs para as referências foram informadas quando necessário.
  • O RESUMO de ARTIGO e sua VERSÃO EM LÍNGUA ESTRANGEIRA contem entre 150 e 200 palavras. Se for COMUNICAÇÃO, resumo contem entre 50 a 100 palavras.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Revista.
  • A identificação de autoria do trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos), conforme instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação Cega por Pares.
  • Para submissão de artigos das seções "dossiê", "temática livre" e "ensaios", exige-se a titulação mínima de mestrado. As seções "comunicações", "resenhas" e "traduções" estão abertas também para graduandos e mestrandos.
  • APRESENTAR MINIBIOGRAFIA, contendo titulação máxima e área, lugar de atuação profissional (se houver) e e-mail para contato.

Linee guida per gli autori

DIRETRIZES PARA AUTORES

I) MODALIDADES DE TRABALHOS ACEITOS

A revista aceitará textos inéditos, de até TRÊS autores, em português, espanhol, francês, inglês e italiano, que devem corresponder às seguintes categorias:

  • artigos (dossiê e temática livre), compreendendo estudos teóricos com o mínimo de 12 e o máximo de 20 páginas (titulação mínima exigida: MESTRADO);
  • ensaios – também com titulação mínima de mestrado (de 12 a 20 páginas)
  • comunicações, abertas a pesquisadores em geral, apresentadas em eventos acadêmico-científicos da área, de 6 a 8 páginas.
  • resenhas de publicações nacionais ou estrangeiras, bem como de teses e dissertações, com o mínimo de 3 e o máximo de 6 páginas;
  • Traduções para o português de textos significativos de cunho filosófico, de clássicos a contemporâneos. 
  • Entrevistas no âmbito da filosofia com autores de destaque no cenário filosófico.

II) INSTRUÇÕES PARA PUBLICAÇÃO DE TRABALHOS:

- Os trabalhos devem ser enviados exclusivamente para o site da revista na seção Submissões online:

https://periodicos.pucminas.br/index.php/SapereAude/submission/wizard

- Metadados - Sejam preenchidos em sua totalidade, inclusive com a minibiografia acadêmica do autor.

1) ARTIGOS – DOSSIÊ E TEMÁTICA LIVRE

  • Os textos (também de outras modalidades) devem ser digitados em formato Word, fonte Times New Roman, tamanho 12 (exceto para notas de rodapé e citação longa recuada, fonte 10);
  • espaçamento 1,5 (um e meio, exceto para citações longas e referências, cujo espaço é simples) entre as linhas e parágrafos, configuração da página com formatação de 3,0 cm para a margem superior e 2,0 cm para a inferior; 3 cm para a margem esquerda e 2,0 cm para a direita, em papel A4 (210 x 297 mm), justificados orientação “retrato”; 
  • o recurso nota de rodapé do Word só deverá ser utilizado em casos relevantes que não caibam na sequência lógica do texto; 
  • todas as citações diretas e indiretas inseridas no texto deverão ser acompanhadas da chamada de referência (Autor, data e número da página ou localização, se houver) da obra de onde foram extraídas. Por exemplo: (Horkheimer, 1988, p. 326). 
  • As referências completas deverão ser listadas no final do texto na seção Referências.
  • Não numerar a Introdução e a Conclusão. Para as demais seções, utilizar números arábicos.

a) Título e subtítulo (se houver): na primeira linha da primeira página, à esquerda, em negrito, fonte Times New Roman, corpo 14, tudo em caixa alta.

b) Indicação de autoria: duas linhas abaixo do título, alinhada à direita, somente iniciais maiúsculas, seguida de nota de rodapé indicando titulação e instituição, assim como o e-mail para contato.

c) Resumo: resumo em Português e em mais uma língua (Inglês, Espanhol, Francês ou Italiano). Texto de 150 a 200 palavras, em parágrafo único, com 5 palavras-chave, fonte Times; corpo 12; alinhamento justificado; entrelinha simples. O termo RESUMO deve estar em caixa alta e sem negrito.

d) Palavras-chave: devem estar logo abaixo do resumo. Colocar o título PALAVRAS-CHAVE em caixa alta, sem negrito. As palavras-chave devem ser separadas entre si por ponto e vírgula e finalizadas por ponto. “Devem ser grafas com iniciais em letra minúscula, com exceção dos substantivos próprios e nomes científicos” (NBR 6028, 2021).

  • ORIENTAÇÕES PARA TODOS OS TEXTOS

e) Citações diretas curtas: (de até três linhas) devem integrar o corpo do texto, ser assinaladas entre aspas e seguidas da indicação da chamada autor/data - sobrenome do autor, data da publicação, página, ou localização, se houver, entre parêntesis, p. ex.: (Sartre, 1988, p. 49), (Brasil, 1998, cap. V, art. 49, inc. I), (Dongo-Montoya, 2009, local. 264).

Deve-se repetir a norma para toda citação, mesmo para referência já utilizada; não utilizar ‘idem’ ou similares.

Obs.: havendo duas ou mais obras citadas do mesmo autor e ano, indicar, após a data, a letra “a” para a primeira e a letra “b” para a segunda citação, e assim sucessivamente. Ex.: (Marx, 1964a, p. 81) – (Marx, 1964b, p. 112).

Para as citações cujo texto foi traduzido pelo autor do artigo deve-se incluir, ao final da chamada da citação, a expressão tradução nossa dentro dos parêntesis.

Para destacar (em negrito) trechos da citação direta, utilizar uma das seguintes expressões: grifo nosso ou grifo próprio, como último elemento da chamada da citação; pode ocorrer tradução nossa, grifo nosso, conforme o caso. Se o destaque for no original, no trecho transcrito, não informar.

f) Citações longas: (de quatro linhas a mais) devem constituir um parágrafo independente, recuado a 4 cm da margem esquerda, com letra tamanho 10, espaço simples e sem aspas, acompanhadas da chamada: sobrenome do autor, data da publicação página ou localização, se houver, entre parêntesis.

Obs.: “O ponto final deve ser usado para encerrar a frase e não a citação” (NBR 10520, 2023).

g) Citação de fonte secundária – citação de citação (quando inevitável): citar os autores dos dois textos: data e página do autor do documento original, se houver, a expressão apud seguida dos dados da fonte consultada. Ex.: (Andersen apud Marx, 1968, p. 23). Se no corpo do texto: Andersen citado por Marx (1968, p. 23).

  • Para as citações indiretas (livres) a informação da página é opcional: (Sartre, 1988).

h) As notas explicativas devem ser inseridas no rodapé; não devem ser utilizadas para referência de obras.

i) Referências

As referências devem aparecer no final do artigo, em ordem alfabética de sobrenome. A lista de referências deve seguir o modelo dos exemplos abaixo:

Livros

SOBRENOME DO AUTOR, Prenome sem abreviatura. Título do livro (em negrito): subtítulo, se houver (sem negrito). Nome do tradutor, se houver. Número da edição (a partir da segunda), Local de publicação, Editora, ano de publicação.

FREGE, Gottlob. Lógica e filosofia da linguagem. Seleção, introdução, tradução e notas de Paulo Alcoforado. 2. ed. ampl. e rev. São Paulo: Edusp, 2009.

VAZ, Henrique Cláudio de Lima. Escritos de filosofia IV. Introdução à ética filosófica 1. 2. ed. São Paulo: Loyola, 2002.

VERNANT, Jean-Pierre. As origens do pensamento grego. Tradução de Ísis Borges B. da Fonseca. 21. ed. Rio de Janeiro: Difel, 2013.

Parte de obra: SOBRENOME DO AUTOR DA PARTE (ou capítulo), Prenome sem abreviatura. Título da parte (subtítulo, se houver, antecedido de dois pontos), sem negrito. In: SOBRENOME DO AUTOR DO LIVRO, Prenome sem abreviatura. Título do livro (em negrito): subtítulo, se houver. Nome do tradutor, se houver. Número da edição (a partir da segunda), Local de publicação, Editora, ano de publicação. Páginas inicial e final da parte (obrigatório).

FREGE, Gottlob. Sobre o sentido e a referência. In: FREGE, Gottlob. Lógica e filosofia da linguagem. Seleção, introdução, tradução e notas de Paulo Alcoforado. 2. ed. ampl. e rev. São Paulo: Edusp, 2009. p. 129-158.

Artigos de periódicos

  • Autor único:

MARQUES, Bonifácio. Filosofia e cultura. Revista Brasileira de Filosofia, São Paulo, v. 2, n. 6, p. 10-21, out./dez., 2001.

PINTO, Paulo Roberto Margutti. Aspectos do problema da causalidade em Kant. Síntese: revista de filosofia, Belo Horizonte, n. 87, p.17-32, jan. 2000.

RODRIGUES, Carla. Antígona: lei do singular, lei no singular. Sapere Aude. v. 3, n. 5, 2012. Disponível em: http://periodicos.pucminas.br/index.php/SapereAude/article/view/3500. Acesso em: 23 ago. 2012.

  • Mais de um autor:

KLOTZ, Christian; NOUR, Soraya; DIETER Henrich. Leitor de Kant: sobre o fato legitimador na dedução transcendental das categorias. Kriterion: revista de filosofia, Belo Horizonte, n. 115, p. 145-165, jan. 2007.

Trabalhos acadêmicos (teses e dissertações): SOBRENOME DO AUTOR, Prenome sem abreviatura. Título (em negrito): subtítulo (se houver). Ano de publicação. Tipo de documento (Titulação) – Instituição de Ensino, Local da Instituição, ano da defesa ou da apresentação.

MATOS, Ismar Dias de. Uma descrição do humano no Leviathan. 2002. Dissertação (Mestrado em Filosofia) – Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFMG, Belo Horizonte, 2002.

j) Abreviações:

As abreviações e siglas, em sua primeira aparição, devem indicar a que nome, por extenso, correspondem no texto, p. ex.: [...] a Organização Mundial da Saúde (OMS). A partir de então, pode ser utilizada apenas a sigla.

2) RESENHAS

O texto das resenhas deve ser antecedido da referência completa da obra resenhada. As resenhas de dissertações e teses devem conter: título; nome do autor (incluindo em nota de rodapé sua titulação e filiação institucional, assim como endereço e e-mail para contato).

Para resenhas não se pede o resumo do texto nem as palavras-chave.

3) COMUNICAÇÕES

A seção “Comunicações” é um espaço para reflexões temáticas, relatos sobre pesquisas em andamento, textos breves apresentados em eventos, entrevistas e demais trabalhos que não se enquadram em outras seções (textos de 06 a 08 páginas). Devem apresentar resumo (de 50 a 100 palavras, com 5 palavras-chave, fonte Times, corpo 12, alinhamento justificado, entrelinha simples, três linhas abaixo do nome do autor).

III) APRECIAÇÃO PELO CONSELHO EDITORIAL

  • Os trabalhos apresentados serão avaliados pela Comissão Editorial, que os encaminhará a consultores ad hoc, a seu critério.
  • A Comissão reserva-se o direito de apontar possíveis correções nos trabalhos recebidos, devolvendo-os aos autores para sua devida adequação às normas da revista; e de efetuar pequenas alterações que não afetem o conteúdo do texto, sem comunicação.
  • Os autores serão notificados da aceitação ou recusa de seus artigos. 
  • Em caso de aceitação com indicação de alterações, os trabalhos deverão ser revistos pelos autores e devolvidos para nova avaliação em um prazo de 20 dias.

                                    As submissões em desacordo com as normas serão devolvidas aos autores                                     

EDITORIAL/EDITORIAL

O editorial discute de forma original o âmbito filosófico, a abrangência, importância e aplicações do dossiê de cada volume da revista.   

ARTIGOS/ARTICLES: DOSSIÊ/DOSSIER

Os artigos do dossiê, sempre de cunho filosófico, discutem temas previamente escolhidos e que identificam o assunto central da revista em cada semestre. 

ARTIGOS/ARTICLES: ÉTICA E EDUCAÇÃO/ETHICS AND EDUCATION

Contemplar a pesquisa na área de ensino e educação com interface na ética. Para submissão nessa seção é necessária a titulação mínima de mestre.

ARTIGOS/ARTICLES: TEMÁTICA LIVRE/FREE SUBJECT

Aém dos artigos do dossiê, que obedecem a temas previstos e que intitulam o volume, há a seção de artigos de temática livre (para submissão de artigos do dossiê e temática livre é necessário a titulação mínima de mestre).

ENSAIOS/ESSAYS

A seção recepciona Ensaios filosóficos de autores já renomados no universo acadêmico e que muito contribuem com seus textos originais para a exposição de reflexão do conhecimento histórico da Filosofia.

ARTIGOS TRADUZIDOS/TRANSLATED ARTICLES

Seção dedicada a traduções para o português de artigos filosóficos não traduzidos

COMUNICAÇÕES/COMUNICATIONS

Informações sobre trabalhos apresentados em congressos e afins com temática livre. Seção aberta também para alunos de graduação e mestrandos.

RESENHAS/REVIEWS

Resenhas de publicações ou traduções clássicas no período de três anos. Seção aberta também para alunos de graduação e mestrandos.

DISSERTAÇÕES E TESES/DISSERTATIONS AND THESES

Divulgar dissertações e teses no âmbito filosófico apresentadas em instituições diversas para obtenção do título de mestre e/ou doutor.