ALTERAÇÃO TECNOLÓGICA:
Ortega y Gasset e a técnica contemporânea
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2177-6342.2023v14n28p713-723Keywords:
ensimesmamento, técnica, alteração, Ortega y Gasse, atmosféricoAbstract
O seguinte texto pretende discutir e propor uma reflexão sobre como se estabelece nossa relação com a tecnologia contemporânea. Tendo como base a tese antropológico-filosófica da técnica do filósofo espanhol José Ortega y Gasset, apresentada em seu ensaio Meditação da Técnica, pretende-se elucidar nossa atual forma de existência que se dá em um dinamismo com uma circunstância amplamente tecnológica. Temos diante de nós uma circunstância amplamente tecnológica, a qual nos põe em um estado de alteração, ao mesmo tempo que nos afasta do ensimesmamento. Concomitante a isso, pretende-se propor possíveis alternativas para o que acusamos de alteração tecnológica, esta ocasionada pela “técnica da alteração”. Tudo indica que uma vida mais estética, ou seja, buscarmos uma vida mais contemplativa e, concomitância com as artes, pode nos proporcionar uma existência atmosférica, ou seja, mais ensimesmada, pois tal maneira de viver pode nos tirar da alteração tecnológica, ao passo que a arte tem o poder de nos encapsular em seu conteúdo.
Downloads
References
CUPANI, A. Filosofia da tecnologia: um convite. Florianópolis: Ed. da UFSC, 2011.
ECHEVERRÍA, J. Los señores del aire: telépolis y el tercer entorno. Barcelona: Ediciones Destino, 1999.
GADAMER, H. G. A Atualidade do Belo: arte como jogo, símbolo e festa. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1985.
GONZÁLEZ-SAINZ, J. Á. La Vida pequeña: el arte de la fuga. Barcelona: Anagrama, 2021.
LANIER, J. Dez argumentos para você deletar agora suas redes sociais. Rio de janeiro: Intrínseca, 2018.
LLANO ALONSO, F. El Hombre y la Técnica en Ortega y Gasset. Ius et Scientia, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 1–24, 2015. Disponível em: https://revistascientificas.us.es/index.php/ies/article/view/13199. Acesso em: 12 oct. 2023.
MAGALHÃES, C. K.; SILVA, F. A. DA .; CALDEIRA, G. A circunstância em José Ortega y Gasset: aproximações ao inconsciente junguiano. Psicologia USP, v. 29, n. 1, p. 58–66, jan. 2018.
MARQUÉS, F. T. (2021). Desmitificando los algoritmos. Apreciando los datos, el pasado, los valores sustitutivos. Boletín IEEE, ISSN-e 2530-125X, bie3, (22), 2021, 354-369. Disponível em: https://www.ieee.es/publicaciones-new/documentos-de-opinion/2021/DIEEEO46_2021_FERTOB_Algoritmos.html. Acesso em 11/10/2023.
ORTEGA Y GASSET, J. La Deshumanización del arte e Ideas sobre la novela (y otros ensayos). Madrid, Alianza, 2019.
ORTEGA Y GASSET, J. Meditación de la Técnica. Madrid: Santillana, 1997.
ORTEGA Y GASSET, J. En Torno de Galileo. Madrid: Alianza, 1994.
ORTEGA Y GASSET, J. O Homem e a Gente (inter-comunicação humana). Rio de Janeiro: Livro Ibero-Americano, 1973.
PEGADO, Antônio; FERREIRA DA SILVA JÚNIOR, Almir. A Declaração Da Arte Como Experiência De Verdade Em Gadamer. Cadernos do PET Filosofia, [S. l.], Teresina, v. 13, n. 25, p. 42-59, nov. 30, 2022. DOI: 10.26694/cadpetfilo.v13i25.3294. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/pet/article/view/3294. Acesso em: 1 out. 2023.
RODRÍGUEZ ORTEGA, N. Tecnologías humano-centradas, y el porqué de Ortega. Revista Eviterna, [S. l.], n. 9, p. 180–194, 2021. DOI: 10.24310/Eviternare.vi9.12208. Disponível em: https://revistas.uma.es/index.php/eviterna/article/view/12208. Acesso em: 12 oct. 2023.
ROSA, H. Alienación y Aceleración: hacia una teoría crítica de la temporalidad en la modernidad tardía. Madrid: Katz, 2016.
TERRONES RODRÍGUEZ, A. L. La actualidad del concepto de sobrenaturaleza de José Ortega y Gasset: una mirada desde la inteligencia artificial. Análisis, [S. l.], v. 52, n. 96, p. 165–181, 2020. DOI: 10.15332/21459169/5129. Disponível em: https://revistas.usantotomas.edu.co/index.php/analisis/article/view/5129. Acesso em: 12 oct. 2023.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
DECLARATION TERM:
I submit the presented work, an original text, for evaluation by the Sapere Aude journal of Philosophy and agree that its copyright will become the exclusive property of PUC Minas Publisher, prohibiting any reproduction, total or partial, in any other part or electronic/printed divulgation means before the necessary previous authorization is solicited and obtained from the Publisher. I also declare that there is no interest conflict between the aborded theme and the author, entrerprise, institution or individuals. I am not sure about this sentence and why it should be there. Do you publish any research that is subsidized by companies or that involves quantitative or qualitative interviews with participants?