VERDADE E PÓS-VERDADE NO CAMINHO PARA EMAÚS
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2177-6342.2023v14n28p523-535Keywords:
Pós-verdade, Hermenêutica, ÉticaAbstract
Compreendida no contexto da hermenêutica, ou seja, da prática interpretativa que procura encontrar na exegese de textos a verdade única ou a mais provável, o que se convencionou chamar de pós-verdade remonta à época clássica da cultura grega e prolonga-se até o momento contemporâneo, mas agora marcada por uma significativa mutação histórica em seu significado. Entendida em sua origem como a prática dominante dos sofistas, dedicados à possibilidade de oferecer argumentos válidos sobre qualquer assunto, verdadeiro ou falso, a pós-verdade do momento platônico constituía uma prática a ser condenada ou controlada. No momento presente, a possibilidade desse controle tende a desaparecer para dar lugar à proliferação de narrativas em que as fronteiras entre o falso e o verdadeiro tornam-se cada vez mais porosas. O presente ensaio tem por objetivo ilustrar esse desgaste do controle da verdade em dois momentos interpretativos da narrativa bíblica do “Caminho de Emaús” para, em um segundo momento, propor breve reflexão sobre a possibilidade de valores éticos no contexto da pós-verdade.
Downloads
References
Evangelho Segundo Lucas. Trad. do grego de Walter Eduardo Lisboa. In A Bíblia: Novo Testamento. São Paulo: Paulinas, 2015.
CAPUTO, John D., 2018, Hermeneutics: Facts and Interpretation in the Age of Information, London: Pelican Books, 2018.
cummings, e. e. Poems 1923-1954. New York: Harcourt, Brace & World, 1926.
CONSTABLE, Thomas L., Notes on the Bible: Luke-John, vol 7. Fort Worth, Texas: Tyndale Seminar Press, 2015, p.342.
DERRIDA, Jacques. “Passions”. In On the Name, trad. David Wood. Stanford: Stanford University Press,1995, 3-34.
ELIOT, T. S. The Rock. London: Faber and Faber, 1934.
GADAMER, HansGeorg. Verdade e Método I. Vozes: Petrópolis, 2015
FULLER, Steve. Post-Truth: Knowledge as a Power Game. New York: Anthem Press, 2018.
NASH, Nicholas. Theology on the way to Emmaus. Eugene, Or.: Wipf and Stock Publishers, 1986.
PLATÃO. A República, Livro VII, 514a-521b. Trad. de Maria Helena da Rocha Pereira. Lisboa: Ed. Fundação CalousteGulbenkian, 1990.
RANCIÈRE, Jacques. Ódio à democracia. Trad. Mariana Echalar. São Paulo: Boitempo, 2014.
SAID, Edward. Orientalismo: O Oriente como invenção do Ocidente. Trad. Tomás Rosa Bueno. São Paulo: Cia das Letras, 2007.
WITTGENSTEIN, Ludwig. Investigações filosóficas. Trad. José Carlos Bruni. São Paulo: Nova cultural, 1999
ZIMMERMANN, Jens. Hermeneutics: A Very Short Introduction. New York: Oxford University Press, 2015.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
DECLARATION TERM:
I submit the presented work, an original text, for evaluation by the Sapere Aude journal of Philosophy and agree that its copyright will become the exclusive property of PUC Minas Publisher, prohibiting any reproduction, total or partial, in any other part or electronic/printed divulgation means before the necessary previous authorization is solicited and obtained from the Publisher. I also declare that there is no interest conflict between the aborded theme and the author, entrerprise, institution or individuals. I am not sure about this sentence and why it should be there. Do you publish any research that is subsidized by companies or that involves quantitative or qualitative interviews with participants?