A CRÍTICA DE ROUSSEAU AO ILUMINISMO NA DIALÉTICA DO ESCLARECIMENTO DE ADORNO E HORKHEIMER

Authors

  • Manoel Dionizio Neto

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2177-6342.2023v1nesp1p266-283

Keywords:

natureza, iluminismo, dialética, teoria crítica, civilização

Abstract

Discorre-se sobre a crítica de Rousseau ao Iluminismo, tendo como referência o Discurso sobre as ciências e as artes em que a razão, exaltada pelos iluministas, foi submetida à crítica, que toma uma dimensão maior quando a civilização passa a objeto de reflexão sobre o progresso negativo por ela expresso. Visa-se assim compreender a passagem do estado natural ao estado civil como degradação da natureza com o estabelecimento da propriedade privada, condição para o surgimento da pobreza, da miséria, do despotismo e da escravidão. Compreende-se assim o progresso como regressão moral em face da liberdade e da perfectibilidade, expresso pela educação dos colégios a serviço da dominação em nome das ciências e das artes, bem como pelos espetáculos promovidos por companhias de artes que visam a difusão da fantasia para o estímulo à produção e ao consumo de bens, materiais ou não. Trata-se assim da crítica ao Iluminismo que se desdobrará na Teoria Crítica expressa por Adorno e Horkheimer na Dialética do esclarecimento, onde vemos refletido o pensamento de Rousseau no que dizem os filósofos de Frankfurt a respeito da apropriação da ciência, da tecnologia e da cultura pelo capitalismo em suas diferentes vertentes.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Manoel Dionizio Neto

Professor da Universidade Federal de Campina Grande – UFCG. Email: manoel.dionizio@professor.ufcg.edu.br.

References

ADORNO, Theodor W.; HORKHEIMER, Max. Dialética do esclarecimento: fragmentos filosóficos. Tradução por Guodo Antonio de Almeida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1985. 356 p. Tradução de: Dialektik der Aufklärung - Philosophische Fragmente.

ADORNO, Theodor W. Educação após Auschwitz. In: ADORNO, Theodor W. Educação e emancipação. Tradução por Wolfgang Leo Maar. 5. Reimpressão. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2010.

BACON, Francis. Novo organun. Tradução por António M. Magalhões. Porto-Portugal: RÉS-Editora, (?). p. 258. (Coleção DIAGONAL). Tradução de: Novum organum).

DIONIZIO NETO, Manoel. Educação e liberdade em Jean-Jacques Rousseau. 2004. 340 f. Tese (Doutorado em Educação)–Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2004.

ROUANET, Sergio Paulo. As razões do Iluminismo. 5ª reimpressão. São Paulo: Companhia das Letras, 1998. 350 p.

ROUANET, Sergio Paulo. Mal-estar na modernidade: ensaios. São Paulo: Companhia das Letras, 1993. 424 p.

ROUSSEAU, Jean-Jacques. Carta a D’Alembert. Tradução de Roberto Leal Ferreira. Campinas-SP: Editora da UNICAMP, 1993. p. 193. (Coleção Repertórios). Tradução de: Letrre a D’Alembert.

ROUSSEAU, Jean-Jacques. Discurso sobre a origem e os fundamentos da desigualdade entre os homens. Tradução por Lourdes Santos Machado. 5. ed. São Paulo: Nova Cultural, 1991. 106 p. (Coleção Os pensadores, 6; p. 215-320).

ROUSSEAU, Jean-Jacques. Discurso sobre as ciências e as artes. Tradução por Lourdes Santos Machado. São Paulo: Nova Cultural, 1999. p.165-214. (Coleção Os Pensadores – Rousseau, vol. II).

ROUSSEAU, Jean-Jacques. Emílio ou da educação. Tradução por Sérgio Milliet. 3. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1995. 592 p. Tradução de: Émile; ou, De l’éducation.

TOURAINE, Alain. Crítica da modernidade. Tradução por Elia Ferreira Edel. 3 ed. Petrópolis : Vozes, 1995. 432 p. Tradução de Critique de la Modernité.

VOLTAIRE, François Marie Arouet de. Cartas inglesas ou Cartas filosóficas. Tradução por Marilena de Souza Chauí. 3. ed. São Paulo: Abril Cultural, 1984. p. 1-57. (Coleção Os Pensadores - Voltaire). Tradução de: Lettres Anglaises.

Published

2023-11-25

How to Cite

Dionizio Neto, M. (2023). A CRÍTICA DE ROUSSEAU AO ILUMINISMO NA DIALÉTICA DO ESCLARECIMENTO DE ADORNO E HORKHEIMER. Sapere Aude - Journal of Philosophy, 1(1), 266–283. https://doi.org/10.5752/P.2177-6342.2023v1nesp1p266-283

Issue

Section

ARTIGOS/ARTICLES: DOSSIÊ/DOSSIER