A CRÍTICA DE ROUSSEAU AO ILUMINISMO NA DIALÉTICA DO ESCLARECIMENTO DE ADORNO E HORKHEIMER
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2177-6342.2023v1nesp1p266-283Keywords:
natureza, iluminismo, dialética, teoria crítica, civilizaçãoAbstract
Discorre-se sobre a crítica de Rousseau ao Iluminismo, tendo como referência o Discurso sobre as ciências e as artes em que a razão, exaltada pelos iluministas, foi submetida à crítica, que toma uma dimensão maior quando a civilização passa a objeto de reflexão sobre o progresso negativo por ela expresso. Visa-se assim compreender a passagem do estado natural ao estado civil como degradação da natureza com o estabelecimento da propriedade privada, condição para o surgimento da pobreza, da miséria, do despotismo e da escravidão. Compreende-se assim o progresso como regressão moral em face da liberdade e da perfectibilidade, expresso pela educação dos colégios a serviço da dominação em nome das ciências e das artes, bem como pelos espetáculos promovidos por companhias de artes que visam a difusão da fantasia para o estímulo à produção e ao consumo de bens, materiais ou não. Trata-se assim da crítica ao Iluminismo que se desdobrará na Teoria Crítica expressa por Adorno e Horkheimer na Dialética do esclarecimento, onde vemos refletido o pensamento de Rousseau no que dizem os filósofos de Frankfurt a respeito da apropriação da ciência, da tecnologia e da cultura pelo capitalismo em suas diferentes vertentes.
Downloads
References
ADORNO, Theodor W. Educação após Auschwitz. In: ADORNO, Theodor W. Educação e emancipação. Tradução por Wolfgang Leo Maar. 5. Reimpressão. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2010.
BACON, Francis. Novo organun. Tradução por António M. Magalhões. Porto-Portugal: RÉS-Editora, (?). p. 258. (Coleção DIAGONAL). Tradução de: Novum organum).
DIONIZIO NETO, Manoel. Educação e liberdade em Jean-Jacques Rousseau. 2004. 340 f. Tese (Doutorado em Educação)–Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2004.
ROUANET, Sergio Paulo. As razões do Iluminismo. 5ª reimpressão. São Paulo: Companhia das Letras, 1998. 350 p.
ROUANET, Sergio Paulo. Mal-estar na modernidade: ensaios. São Paulo: Companhia das Letras, 1993. 424 p.
ROUSSEAU, Jean-Jacques. Carta a D’Alembert. Tradução de Roberto Leal Ferreira. Campinas-SP: Editora da UNICAMP, 1993. p. 193. (Coleção Repertórios). Tradução de: Letrre a D’Alembert.
ROUSSEAU, Jean-Jacques. Discurso sobre a origem e os fundamentos da desigualdade entre os homens. Tradução por Lourdes Santos Machado. 5. ed. São Paulo: Nova Cultural, 1991. 106 p. (Coleção Os pensadores, 6; p. 215-320).
ROUSSEAU, Jean-Jacques. Discurso sobre as ciências e as artes. Tradução por Lourdes Santos Machado. São Paulo: Nova Cultural, 1999. p.165-214. (Coleção Os Pensadores – Rousseau, vol. II).
ROUSSEAU, Jean-Jacques. Emílio ou da educação. Tradução por Sérgio Milliet. 3. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1995. 592 p. Tradução de: Émile; ou, De l’éducation.
TOURAINE, Alain. Crítica da modernidade. Tradução por Elia Ferreira Edel. 3 ed. Petrópolis : Vozes, 1995. 432 p. Tradução de Critique de la Modernité.
VOLTAIRE, François Marie Arouet de. Cartas inglesas ou Cartas filosóficas. Tradução por Marilena de Souza Chauí. 3. ed. São Paulo: Abril Cultural, 1984. p. 1-57. (Coleção Os Pensadores - Voltaire). Tradução de: Lettres Anglaises.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
DECLARATION TERM:
I submit the presented work, an original text, for evaluation by the Sapere Aude journal of Philosophy and agree that its copyright will become the exclusive property of PUC Minas Publisher, prohibiting any reproduction, total or partial, in any other part or electronic/printed divulgation means before the necessary previous authorization is solicited and obtained from the Publisher. I also declare that there is no interest conflict between the aborded theme and the author, entrerprise, institution or individuals. I am not sure about this sentence and why it should be there. Do you publish any research that is subsidized by companies or that involves quantitative or qualitative interviews with participants?