“DÓXA” E “SER” NO LIVRO V DE A REPÚBLICA:
uma perspectiva antagônica da doutrina dualista de Platão
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2177-6342.2024v15n30p1267-1273Parole chiave:
Platão, Dualismo metafísico, Conhecimento, Filosofia grega, A repúblicaAbstract
O dualismo metafísico em Platão é uma característica fundamental que molda a interpretação de sua filosofia como uma dicotomia entre os mundos sensível e inteligível. A separação radical entre essas realidades é questionada, propondo-se uma perspectiva não-dual. A análise dos termos “opinião” (do&ca) e “ser” (ei]nai) no livro V de A República revela que a “opinião” funciona como um intermediário entre a ignorância e a ciência, enquanto o verbo “ser” abrange um caráter veritativo e existencial, conectando as realidades. Ao enfatizar a inter-relação entre o sensível e o inteligível, a compreensão da metafísica platônica torna-se mais integrada, desafiando visões dicotômicas.
Downloads
Riferimenti bibliografici
ALMEIDA, N. E. A metafísica platônica como método das Formas. DISSERTATIO (UFPEL), v. 49, p. 175-245, 2004.
KAHN, Charles H. The Verb 'Be' in Ancient Greek. 9. ed. UK: Hackett Publishing Company, 2003. 524 p.
KIRK, G.S., HAVEN, J. E., SCHOFIELD, M. Os Filósofos Pré-Socráticos: História Crítica com seleção de Textos. 7. ed. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2010.
MARQUES, Marcelo. Contra a teoria de dois mundos na filosofia de Platão. In: CONTE, J.; BAUSCHWITZ, O. O que é metafísica. Natal: EdUFRN, 2011. p. 245-260.
PLATÃO. A República. Tradução e notas de Maria Helena da Rocha Pereira. 9. ed. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2001.
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
TERMO DE DECLARAÇÃO:
Submeto (emos) o trabalho apresentado, texto original, à avaliação da revista Sapere Aude, e concordo (amos) que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade exclusiva da Editora PUC Minas, sendo vedada qualquer reprodução total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação impresso ou eletrônico, sem que a necessária e prévia autorização seja solicitada por escrito e obtida junto à Editora. Declaro (amos) ainda que não existe conflito de interesse entre o tema abordado e o (s) autor (es), empresas, instituições ou indivíduos.