MODERNIDADE EM ARTE
Entre Foucault e Rancière
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2177-6342.2025v16n31p277-288Parole chiave:
Foucault, Rancière, Modernidade, Filosofia, ArteAbstract
Neste artigo, apresentamos a noção de modernidade artística em Michel Foucault e Jacques Rancière. A nossa pesquisa divide-se em dois momentos. No primeiro, examinamos a noção de modernidade em A pintura de Manet. Nesta conferência proferida por Foucault, exporemos os temas do espaço, da luz e do espectador presentes na pintura de Manet. No segundo, investigamos a noção de modernidade em A partilha do sensível: estética e política. Nesta obra, Rancière apresenta sua crítica ao conceito de modernidade em arte. Ao final, depois da exposição desses dois momentos, entenderemos as aproximações e os distanciamentos entre Foucault e Rancière acerca da noção de modernidade em arte.
Downloads
Riferimenti bibliografici
__________. Pintura e escritura. In: Rapsódia. São Paulo, v. 1, n. 9, p. 151-160, 2015.
FOUCAULT, Michel. A pintura de Manet. Tradução Rodolfo E. Scachetti. In: Visualidades. Goiânia, v. 8, n. 2, p. 259-285, jul-dez 2010.
__________. O corpo utópico, as heterotopias. Tradução Salma T. Muchail. São Paulo: N-1 Edições, 2013.
RANCIÈRE, Jacques. A partilha do sensível: estética e política. Tradução Mônica C. Neto. São Paulo: Ed. 34, 2005.
__________. Malaise dans l’esthétique. Paris: Galilée, 2004.
PERRET, Catherine. Le modernisme de Foucault. In: Michel Foucault, un regard. Paris: Seuil, 2004.
TRIKI, Rachida. Foucault en Tunisie. In: Michel Foucault, un regard. Paris: Seuil, 2004.
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
TERMO DE DECLARAÇÃO:
Submeto (emos) o trabalho apresentado, texto original, à avaliação da revista Sapere Aude, e concordo (amos) que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade exclusiva da Editora PUC Minas, sendo vedada qualquer reprodução total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação impresso ou eletrônico, sem que a necessária e prévia autorização seja solicitada por escrito e obtida junto à Editora. Declaro (amos) ainda que não existe conflito de interesse entre o tema abordado e o (s) autor (es), empresas, instituições ou indivíduos.