“DE SELVAGEM A CIDADÃO”: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DO ÍNDIO NO ENSINO FUNDAMENTAL

Autori

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2177-6342.2017v8n15p128

Parole chiave:

Índio. Representações Sociais. Políticas Educacionais. Diferenças culturais. Diversidade étnica.

Abstract

Historicamente vários processos articulados e constituídos na convivência e nas práticas sociais foram se formando em função de uma série de mecanismos heterogêneos, através de diferentes discursos, criando imagens e conceitos sobre o índio e sobre diferenças culturais. Um dos veículos de maior disseminação encontra-se na escola sendo os docentes seus principais emissores. Na socialização de conhecimentos cotidianos e científicos as representações sociais do índio são formadas e transmitidas, muitas vezes, como axiomas sociais. Com a “Teoria das Representações Sociais” enquanto aporte teórico e metodológico utilizado na pesquisa, objetivou-se identificar, compreender e interpretar as representações sociais sobre o índio no Ensino Fundamental. Foram entrevistas dezenove professoras em quatro escolas públicas em uma cidade do sul de Minas Gerais, sendo uma dessas escolas, indígena. Foram utilizados dois instrumentos de coleta de dados: a técnica de associação livre de palavras e um questionário. Os resultados apontaram forças sociais, históricas e culturais no balizamento dos vários critérios que prescreveram e convencionaram o ser índio e suas contradições, repercutindo ao mesmo tempo uma consciência histórica cultural, e outra de reivindicação e busca de reconhecimento e valorização diante de políticas públicas educacionais reverberantes à sua realidade e ao reconhecimento diversidade étnica.

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Biografia autore

Gerson Pereira Filho, PUCMINAS

Professor de Filosofia na pucminas-campus poços de Caldas,mg, doutor em filosofia, graduado em filosofia e história.

Pubblicato

2017-07-22

Come citare

Filho, G. P., & Pinto, A. F. (2017). “DE SELVAGEM A CIDADÃO”: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DO ÍNDIO NO ENSINO FUNDAMENTAL. Sapere Aude, 8(15), 128–145. https://doi.org/10.5752/P.2177-6342.2017v8n15p128

Fascicolo

Sezione

ARTIGOS/ARTICLES: DOSSIÊ/DOSSIER