Fundamentos metafísicos e epistemológicos do ensino da filosofia

Auteurs-es

  • Telma Souza Birchal UFMG

Résumé

RESUMO

 

O presente artigo pretende conciliar duas formas de se ensinar filosofia que usualmente se entende como opostas: o recurso à história da filosofia e a análise de temas e problemas filosóficos. Pretendemos mostrar, a partir dos conceitos de “procedimento” (démarche), de Ferdinand Alquié, e de “pintura da realidade”, de Robert Piercey que o ensino de filosofia encontra na tradição os elementos que possibilitam a reflexão autônoma e o conhecimento de si, essenciais à própria prática da filosofia.

 

Palavras-chave: História da Filosofia ; verdade; procedimento; exercício do julgamento.

 

ABSTRACT

 

This paper intends to conciliate two ways of teaching Philosophy usually understood as opposed: the historical approach and the analytic one. Based Alquié’s concept of démarche (procedure) and Piercey’s concept of  “pictures of reality”, we intend to show that a good way to teach Philosophy is to find in the philosophical tradition the elements to develop the autonomous thought and the self knowledge, which are in the very heart of the philosophical practice.

 

Keywords: History of  Philosophy – truth – procedure – exercise of the judgement                  

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Telma Souza Birchal, UFMG

Professora do departamento de Filosofia da UFMG

Téléchargements

Comment citer

Souza Birchal, T. (2010). Fundamentos metafísicos e epistemológicos do ensino da filosofia. Sapere Aude, 1(2), 72–81. Consulté à l’adresse https://periodicos.pucminas.br/SapereAude/article/view/1739

Numéro

Rubrique

ARTIGOS/ARTICLES: DOSSIÊ/DOSSIER