JUSTIÇA E ÉTICA COMO FUNDAMENTOS DO DIREITO NA FILOSOFIA ANTIGA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2177-6342.2018v9n18p329-350

Palavras-chave:

Justiça. Ética. Direito. Filosofia Grega. Filosofia Latina.

Resumo

O artigo propõe uma apresentação dos conceitos de Justiça e Ética a partir da filosofia de Sócrates e Platão, no contexto grego, assim como nos remete ao pensamento e obra de Cícero, no contexto romano, para nos permitir pensar as bases da filosofia do direito. Ao se considerar a relação entre o jusnaturalismo e a filosofia da natureza entre os gregos antigos, e a passagem para a antropologia socrático-platônica, posteriormente consolidada em seus aspectos jurídicos por Cícero e sua base estóica, se pretende pensar a questão das constituições legislativas, formas de governo, princípios e fins das leis na perspectiva humanista que tais pensadores clássicos sugeriram, na contramão do tecnicismo jurídico contemporâneo. Em Sócrates como uma “filosofia do agir”, em Platão como uma possibilidade efetiva para o ordenamento da pólis, em Cícero como princípio para a vida pública, encontramos fundamentações que muito podem oferecer para a filosofia do direito na atualidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gerson Pereira Filho, PUCMINAS - CAMPUS POÇOS DE CALDAS - DPTO DE FILOSOFIA. UNICAMP - Pós doutorado.

Graduado em Filosofia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras - Autarquia Municipal de Ensino (1984) e em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (1989). Mestre (1999) e Doutor (2005) em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas-Unicamp. Professor Adjunto III da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais-Campus Poços de Caldas, exercendo a docência nas áreas de Filosofia e História, tendo sido também Coordenador de Extensão (2004/2008). Pesquisador líder do Grupo de Pesquisa: Cultura, Memória e Sociedade (PUCMINAS), e membro dos Grupos: Modos de Produção da Subjetividade (PUCMINAS), Centro do Pensamento Antigo (Unicamp), Grupo Archai (UNB) e membro fundador da Sociedade Brasileira de Platonistas e do GT Platão e Platonismo da ANPOF. Atua e pesquisa nas áreas de Filosofia (História da Filosofia, Filosofia Antiga, platonismo, ética, antropologia filosófica, metodologia e ensino) e História (Historiografia, Teoria e Metodologia da História, História da Cultura e da Arte, Patrimônio Histórico e Cultural, Turismo Cultural). Exerceu o cargo de Secretário Adjunto Municipal de Educação em Poços de Caldas-MG (2009/2012) e de Secretário Municipal de Promoção Social (2012). Atualmente vinculado ao Depto. de Filosofia do ICH/Unicamp, como Pesquisador Colaborador - Pós Doutorado (2016/2018). Membro do Colegiado de Formação Didática do Curso de Direito da PUCMInas- Campus Poços de Caldas (2017/2019). (Texto informado pelo autor)

Isadora Prévide Bernardo, PUCMinas - Campus Poços de Caldas - Docente na Especialização lato sensu de Filosofia. USP - Doutorado em Filosofia

Possui graduação em Letras Latim-Português pela Universidade de São Paulo (2008), Licenciatura em Filosofia (2017), mestrado em Filosofia pela Universidade de São Paulo (2013) e é doutoranda do departamento de Filosofia da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Latim e Filosofia, com ênfase na área de Ética e Filosofia Política. Ademais, tem como objeto de estudo a obra de Marco Túlio Cícero.

Docente no curso de Pós graduação em Filosofia - lato sensu - na PUC Minas - Campus Poços de Caldas, onde também já atuou na graduação em Direito, com a disciplina Filosofia do Direito.

Downloads

Publicado

2018-12-23

Como Citar

Pereira Filho, G., & Bernardo, I. P. (2018). JUSTIÇA E ÉTICA COMO FUNDAMENTOS DO DIREITO NA FILOSOFIA ANTIGA. Sapere Aude, 9(18), 329–350. https://doi.org/10.5752/P.2177-6342.2018v9n18p329-350

Edição

Seção

ARTIGOS/ARTICLES: TEMÁTICA LIVRE/FREE SUBJECT